segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como acionar o Corpo de Bombeiros

Você já ouviu falar no Centro Integrado de Operações e Defesa Social - CIODES?

O Ciodes é um órgão que recebe as ligações de emergência do Estado do Amapá e direciona as ocorrências, de acordo com sua especificidade, para quem de direito, ou seja, modera, filtra as solicitações de ajuda e envia para os quartéis e viaturas as ocorrências que lhes competem. 

Seus funcionários são  integrantes de várias células da segurança pública, são bombeiros militares, policiais militares, agentes penitenciários e policiais civis que trabalham diariamente atendendo as linhas de emergência, orientando o solicitante para um primeiro atendimento e através do despachante, encaminhando a solicitação para o destino devido para ser atendido.

Em qualquer situação de perigo, basta entrar em contato com o CIODES ligando para os números de emergência, 193 e 190, mantenha a calma, se identifique, relate somente o que está vendo, diga o endereço com clareza e sempre com um ponto de referência, forneça o seu telefone e aguarde o auxílio ou orientações até a ajuda chegar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU,  também atende as ligações de emergência, isso se dá através do número 192. É um serviço independente da rede do CIODES mas que tem se mostrado essencial para desafogar as demandas existentes.
 

2 comentários:

tenrobert2010@gmail.com disse...

Muito boa a explicação sobre o atendimento no CIODES, só faltou a foto do despachante ser um BM devidamente uniformizado.

5ª CIA Santana disse...

Verdade tenente Roberto, essa eu vou ficar devendo. Obrigada por comentar.