quinta-feira, 26 de abril de 2012

Militar da 5ª Companhia vai participar de Competições dos Bombeiros de Caiena

Dia 16 de maio bombeiros amapaenses estarão de malas prontas para viajar à Guiana Francesa com intuito de participar de uma Competição dos Bombeiros de Caiena. O convite foi feito em encontros anteriores entre os comandantes das duas instituições. O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) participará enviando dez dos seus militares, praças e oficiais, entre eles está o Tenente BM Leite, oficial da 5ª Companhia.

Os treinamentos já começaram e são intensos, os militares treinam toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira sempre respeitando as limitações de cada um, no entanto, exigindo dos mesmos dedicação e compromisso para que tenham um bom aproveitamento nas provas.


Haverá Corrida de explosão de 100 metros, Arremesso de peso, Subida de 5 metros em corda, sendo que a saída é sentado, e o tão famigerado Circuito Operacional.

Este último é o mais difícil e  que exige bastante vigor físico dos nossos militares. O circuito compõe-se de várias atividades sendo realizadas em sequência num menor tempo possível, nesta prova os militares terão de realizar uma corrida de 100 metros para aquecer, depois empurrar um carretel grande pesando 100 kg em uma determinada distância, passar pelo labirinto, realizar o arremesso de 1,5 kg de massa, fazer o transporte de vítima de 65 kg finalizando com corrida de explosão de 50 metros.

Os Bombeiros de Caiena realizam essas competições anualmente e estão acostumados com o rítimo e a dificuldade nessas provas, no entanto, isso não significa que os  bombeiros amapaenses estejam menos preparados, ao contrário, possuem uma grande capacidade para representarem bem nossa instituição e Estado pois também se tem previsto no calendário do CBMAP a Semana do Bombeiro que se realiza nos meses de junho e julho anualmente.

O tenente Leite sempre realiza grandes participações em eventos dessa natureza, possui um preparo físico adequado para realizar atividades atléticas, aliado a ele, os militares que integram a equipe do CBMAP estão treinando bastante com um certo grau de dificuldade para se adaptarem a situações de cansaço extremo e mesmo assim, otimizar a oxigenação e buscar a energia necessária. Ou seja, estão treinando difícil para fazer um combate fácil.

Diante desse cenário, observa-se o quanto é salutar para o Bombeiro Militar do Estado do Amapá comparecer a esses eventos, pois condiciona os militares a treinarem mais, buscando um vigor físico exigido em nossa profissão, dá a eles a oportunidade de contato com uma realidade diferente, proporciona troca de experiências e conhecimentos, e estreita os laços fronteiriços entre os bombeiros franceses e brasileiros.

O que se espera é que tenham êxito nessa nova missão, os militares com certeza terão uma experiência bastante agradável e estão com boas expectativas. "Sair-me bem nas competições, trazer um troféu e representar bem o CBMAP" é o anseio do tenente BM Leite.

Nenhum comentário: