quinta-feira, 3 de maio de 2012

Parque Zoobotânico serve de cenário para Instrução de Resgate em Selva

Recentemente o Amapá viveu um acidente trágico que vitimou o Deputado Estadual Dalto Martins e a empresária Raquel Loiola. O monomotor em que estavam caiu em uma área de mata de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatá-los.

A área era de mata densa, a varredura da área foi feita pelas guarnições de serviço da 1ª e 5ª Companhias, foram encontrados e resgatados somente os restos mortais das vítimas.

Com isso, percebe-se que, embora acidentes em áreas de floresta não ocorram com muita frequência no Estado, ainda assim se deve estar preparado para se realizar uma busca na selva. Buscando aprimorar esses conhecimentos, no dia 02 de maio de 2012 no Parque Zoobotânico do nosso Estado, situado na rodovia JK, foi realizado o expediente com 7 Bombeiros de Santana: Sargento Sandro, Soldado Odilon, Soldado Fábio, Soldado Ronnie, Soldado Amorim, Soldado Saulo e como instrutor, o Tenente Leite.

Bombeiros de Santana no Parque Zoobotânico.

Da esquerda para a direita, Asp Of BM Santos, Sd  BM Saulo, Sd BM Fábio, Ten BM Leite, Sd BM Edilon,
 Sd BM Ronnie, Sd BM Amorim e agaixado, Sgt BM Sandro

A instrução contou ainda com o apoio importantíssimo dos aspirantes a oficiais bombeiros militares, Santos e Ferreira.

O local foi visitado no dia anterior, examinado e preparado para os guerreiros do fogo. 
Asp a Of  BM Ferreira preparando material para a instrução.

Às 08:00h iniciaram as instruções. Foi dado orientação com bússola, conceitos de azimute, contra azimute e azimute de fuga, foi explicado o manuseio prático da bússola, a formação e a designação dos integrantes de uma equipe de busca (comandante ou homem bússola, homem passo, homem carta).

Treino na pista de orientação.

A teoria contou ainda com a confecção de diversos tipos de maca com os utensílios da floresta e outros meios de fortuna, maca com gandola, maca com poncho e com cabo da vida.

Confecção de maca com lona.

Confecção de maca com poncho.
Confecção de maca com cabo da vida.
Feito isto, houve uma simulação de busca de vítima na selva. A mega operação foi liderada pelo Soldado BM Fábio que teve o papel de coordenar as ações do grupo  para o resgate de uma vítima perdida, foi preparada também uma pista de orientação na mata com pontos estratégicos para treinar a assimilação do conhecimento.

O encerramento do treino se deu ao meio dia mas nenhum militar ali presente reclamou, a aceitação foi de 100% do expediente.

"Esse tipo de atividade se torna importante para treinar a prática de orientação em mata, simulando uma situação real, onde pequenos detalhes foram testados e são de suma importância para salvar vidas", disse o tenente Leite.
Todos satisfeitos com a instrução de resgate em área de selva.




Fotos: Aspirante a Oficial BM Ferreira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a materia e a dedicação dos militares envolvidos na atividade.So avisando terça feira dia 08 de maio continua!!

5ª CIA Santana disse...

Essa instrução foi só elogios, ouvi ótimos comentários a respeito. Na realidade, o último Boletim Interno publicado coloca que o Expediente deverá comparecer à 5ª Companhia para TFM, creio que mais uma atividade dessas no Parque Zoobotânico ficará para segundo plano.

juniorpicanco disse...

parabens aos companheiros desta honrrosa instituição familia bombeiros militar,em especial a 5ªci/coi-santana,casa da qual eu tenho orgulho em dizer que fasso parte,estou de ferias,mais acompanho quase que diariamente os acontecimentos de minha casa essas instuções são de suma importancia para aprimorar nossos conhecimentos,meus parabens a todos os integrantes da 5ª companhia