quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Frequentadores do Narcóticos Anônimos realizam palestra para o efetivo bombeiro militar da 5ª Companhia Independente em Santana

Hoje pela manhã, aconteceu na Sala de Instruções da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Santana uma palestra para o público militar da referida instituição.

Os palestrantes foram pessoas ainda em recuperação que frequentam a Irmandade Narcóticos Anônimos (NA). 

O encontro nos auxiliou na compreensão a respeito do trabalho desenvolvido no Estado com os usuários de drogas lícitas e ilícitas. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas sobre a filosofia do grupo, dos locais de reunião, quem pode participar, do início da formação da entidade Narcóticos Anônimos, onde ela atua,  e o mais curioso, das expressões utilizadas no âmbito deste nicho tais como "estou limpo", "adicto", "poder superior", "defeitos" para que a mensagem dos palestrantes fosse compreendida por todos.

É importante dizer que o tratamento é realizado com a união de todos, um ajudando o outro para minimizar as compulsões e os efeitos físicos e psicológicos advindos das crises de abstinência. As pessoas não são forçadas a participar mas vão de livre vontade e tentam mudar as convicções para uma melhoria de vida.

Foi colocada ainda a regra dos 12 passos e 12 tradições, que dizem respeito a condutas que o indivíduo em tratamento necessita compreender e levar como metas diárias em busca do próprio resgate.

Os palestrantes relataram suas experiências pessoais para demonstrarem sua luta e coragem, não trazem a entidade Narcóticos Anônimos como a salvação completa, "o NA não é a porta do céu mas com certeza é a saída do inferno", disse H, pois são oferecidas somente ferramentas para o controle da doença, o adicto, ou pessoa em tratamento, usuária de drogas, deve utilizar essas ferramentas se tiver boa vontade em melhorar, isso significa ainda em mudança de hábitos e comportamento. 

O intuito da palestra não foi somente sensibilizar mas, segundo eles, a própria prática de estarem ali se expondo para relatarem fatos de suas vidas já faz parte do processo de recuperação.
Parte do efetivo da 5ª CIA

A filosofia dos 12 passos serve para todos, inclusive, para aqueles que não possuem nenhum problema com drogas, pois são pequenas sugestões que auxiliam o indivíduo a tentar resolver os seus problemas pessoais, são metas que ensinam a conviver melhor consigo e com o outro.

Para o Corpo de Bombeiros, como entidade, é de suma importância encontros como estes para termos noção de como deve ser feito o atendimento de pessoas que usam entorpecentes, bem como saber para onde podemos encaminhar tais indivíduos.

Parabenizamos estas pessoas que conseguiram erguer suas cabeças em busca do resgate de suas vidas do mundo das drogas.

O anonimato delas será levado em consideração por nós como forma de respeito, pois como são indivíduos em recuperação, o preconceito da sociedade pode atrapalhar o tratamento, por esse motivo a identidade dos palestrantes será preservada.

Caso necessite do apoio do NA, abaixo estão os grupos em Macapá e Santana.
  1. Grupo Renascer de NA: Av. General Rondon, anexo da Igreja São Benedito, Bairro do Laguinho, Macapá, Amapá - Reuniões às quartas-feiras, às 20:00h;
  2. Grupo Fazendinha: Distrito de Fazendinha, anexo da Igreja Matriz, s/ nº - Reuniões às Sextas-feiras, às 20:00h;
  3. Grupo Vida NA: Rua Ubaldo Figueira, Centro Urbano Vitória Régia, Santana- Reuniões às sextas-feiras, às 20:00h;
  4. Grupo em Macapá: Rua Jovino Dinoá com Av. Tupiniquins, Beirol, Macapá, Próximo ao quartel da Polícia Militar - Reuniões às Terças-feiras, às 20:00h.
Telefone do NA Macapá para contato: (96) 9976-6548 (Tim)
Site: www.na.org.br  
e    www.gruposdena.blogspot.com



2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz por tomar conhecimento desta notícia pois, além de bombeiro, também sou membro da Irmanade de Narcóticos Anônimos. Amo minha profissão mas, por pouco não a perdi em virtude do meu uso compulsivo de drogas. Hoje, graças ao programa de recuperação de N.A., diferente do ser destrutivo que havia me tornado, tenho sido produtivo para a sociedade e, consequentemente, um bom profissional bombeiro militar. Nós bombeiros temos a missão de salvar vidas. Seguramente posso afirmar que Narcóticos Anônimos salvou a minha vida. Parabéns a corporação pelo interesse em tornar público a existência de Narcóticos Anônimos e da nossa mensagem de recuperação, que diz que "um adicto, qualquer adicto, pode parar de usar, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver". FOGO!!!

5ª CIA Santana disse...

Seja você quem for, o importante é sempre ter a lembrança de que não se deve desistir de si próprio porque todos nós, independente de quem somos, temos um valor, e você tem um valor imenso para a sociedade e para nós instituição bombeiro militar que precisa da sua ajuda para amenizar o sofrimento alheio. Parabéns em continuar limpo por hoje, a corporação deseja tua recuperação.