quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ocorrências de Salvamento no município de Santana em Julho - Ano 2012

O Salvamento em altura utiliza equipamentos especiais como
freio oito, mosquetão, cordas e cadeirinhas.
O Salvamento é inerente à nossa área bombeiro militar.


Nossos serviços possuem uma divisão didática já que as ocorrências são diversas.

O salvamento se subdivide em terrestre, aquático e em altura. Agrega ocorrências como vítima presa em ferragens num acidente de trânsito, auxílio ao SAMU com os pacientes psiquiátricos, afogamento, resgate de pessoa desaparecida nas águas e em área de floresta,  resgate de corpos, desalagamentos de residências, resgate de tentantes em suicídio, enfim, existem muitas ocorrências que podem se enquadrar neste grupo.

Agora no verão, que em nossa região, é percebido por volta do mês de julho, com o aumento das temperaturas e pouca chuva, uma ocorrência bastante corriqueira que é a extinção de abelhas ou insetos.


Quando se tem esse tipo de chamado, normalmente são colmeias ou ninhos muito altos, de difícil acesso que abrigam uma enorme população de insetos que estão causando transtorno para o solicitante ou para àqueles que estão passando nos arredores. Quando se tratam de abelhas, algumas espécies, com a presença humana, ficam agitadas se sentem ameaçadas e começam a ferroar não deixando ninguém se aproximar de sua colmeia.

Os resgateiros da 5ª CIA usam além de seu uniforme prontidão, uma roupa especial de apicultor para proteção a fim de extinguir os insetos.

Abaixo, estão as ocorrências de Salvamento no município de Santana, em julho, ano 2012.
Fonte: Estatística da Seção de Pessoal, dados catalogados pelo sd BM Clinger, coletados dos  relatórios de ocorrência , e formatados em gráfico de barras pela Cb BM Fem Hellen, julho, 2012.
Paciente Psiquiátrico: pessoa com algum transtorno, psicose ou doença mental que esteja fora de controle, provocando pânico, colocando em risco a vida de outros e a sua própria. Esse tipo de ocorrência só é gerada a nós, instituição bombeiro militar, caso seja solicitado pelo SAMU, via rádio ou telefone. Somente o SAMU tem incumbência deste tipo de ocorrência por possuírem entre suas guarnições de trabalho, um regulador que é médico, e profissionais qualificados, como enfermeiros, para ministrarem intervenção medicamentosa nos pacientes com distúrbios, ficando para o Corpo de Bombeiros a função de realizar a contenção do indivíduo somente quando este está agitado e agressivo, servindo portanto de apoio para que os técnicos do SAMU entrem em ação, estes por sua vez, é que procedem com o encaminhamento para o hospital ou unidade específica.
Corte de árvore: realizado somente quando a árvore já está no chão ou quando esta representar perigo imediato ou iminente para qualquer indivíduo ou ameaça às residências. Há casos onde o corte não se enquadra nas condições citadas anteriormente, o corte ou poda somente será feito mediante autorização dos órgãos ambientais do município como Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Urbanização, ou ainda, consentimento do dono da propriedade onde a árvore está localizada. O Corpo de Bombeiros não pode sair cortando árvores dentro dos ambientes residenciais ou em via pública em todo e qualquer caso, isso se configura como crime ambiental. Vale salientar ainda que a poda de árvores cujos galhos estão próximos à rede elétrica é atribuição da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Na impossibilidade deste órgão proceder com a poda, o Corpo de Bombeiros pode fazê-lo desde que seja efetuado o desligamento de toda a rede elétrica do perímetro.
Desalagamento de embarcação: Quando um proprietário de embarcação possui problemas de alagamento do seu meio de transporte. São usados equipamentos como bombas de esgotamento para puxar a água e desalagar o barco.
Extinção de abelha/ insetos: Insetos como abelhas e cabas, que causam transtorno à população ou proprietários de residências, podem ser retiradas pelo Corpo de Bombeiros.
Resgate ou captura de animal: este tipo de ocorrência é muito corriqueiro em nosso município. Normalmente acontece com animais silvestres como cobras, tamanduás, bois, bichos preguiça, dentre outros que aparecem nas áreas urbanas ou ocupadas pela população trazendo medo. Estes animais são resgatados e levados ao seu habitat natural ou a órgãos de proteção ambiental como o Parque Florestal, Reserva ambiental REVECON, Batalhão Ambiental ou CETAS (Centro de Tratamento de Animais Silvestres), localizado na Zona Norte de Macapá.
Alagamento de residências: Ocorre naturalmente em períodos onde a chuva cai com mais intensidade. As áreas baixas da cidade e adjacências de canais sem manutenção adequada sofrem alagamentos. Para auxiliar a população nesta desventura, o Corpo de Bombeiros vai até o local para ajudar na retirada dos objetos domésticos, para resgatar as pessoas que estejam isoladas, para deslocá-las para um lugar seguro. Pode também solicitar apoio da Defesa Civil para organizar a operação e da Prefeitura do Município, se houver necessidade,  no sentido de desobstruir os canais de escoamento para que a água retroceda pois somente eles possuem maquinário pesado e adequado para este fim.
Inspeção de Estrutura Colapsada: É realizado para evitar um mal maior. É quando uma residência ou prédio possui indícios de que a qualquer momento pode ocorrer uma catástrofe advinda da sua estrutura física, como por exemplo um desabamento. Nesse caso, o Corpo de Bombeiros é chamado para que seja feita a verificação desta estrutura, normalmente isso acontece após serem vistas rachaduras nas paredes ou após um alagamento. Para realizar essa inspeção, nossa instituição militar conta com o apoio dos engenheiros de seu quadro.
Inspeção de árvore: É feita mediante a solicitação de um popular que encontre razões para entender que determinada árvore está lhe causando ou está prestes a lhe trazer perigos e prejuízos futuros. Com isso, o Corpo de Bombeiros vai até o local coma guarnição de Salvamento e o oficial chefe de socorro do dia para realizar o exame da árvore, dizendo portanto, se ela realmente necessita ser cortada ou não.

Foto: Tenente BM Elizeu (Estágio de Salvamento).
Gráfico: Estatística da 5ª CIA.

Nenhum comentário: