terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pontos de Abastecimento de Água em Santana

Foi visto anteriormente como se inicia um dia de serviço dos Bombeiros de Santana, é trabalhoso mas é um conjunto de ações que, além de serem previstas em protocolo, se faz necessário para que se verifique todas as condições dos equipamentos e das viaturas que serão utilizadas no serviço.

Após o recebimento, é de praste que o oficial chefe de socorro, o tenente que está à frente do serviço e responsável por todo o desenvolver da guarnição naquele dia, possa orientar os seus comandados a realizarem uma verificação no município sobre os postos de abastecimento de água.

Normalmente esse serviço é feito pela guarnição do Auto Bomba Tanque, guarnição de combate a incêndio.

A guarnição e sua respectiva viatura percorre no município checando os Postos de Abastecimento existentes pra verificar se estão funcionando e vai a procura de outros mais que podem servir de suporte para o serviço, tanto pela capacidade de água, quanto pela operacionalidade rápida e pelo posicionamento estratégico no município de Santana.

Os Postos de Abastecimento de água, são lugares onde o Corpo de Bombeiros pode chegar e ter ajuda no que cerne a abastecer e reabastecer seu caminhão de combate a incêndio num momento oportuno, ou seja, em ação, no combate.

Quando está ocorrendo o incêndio, seja em residência, em prédio, em vegetação ou entulho, é utilizada a água da viatura como forma de amenizar ou extinguir o sinistro. Quando o fogo é de grandes proporções, a água acaba com mais rapidez. 

Em Santana, só há uma viatura de combate a incêndio, não são todas as vezes que as viaturas de Macapá vêm ao nosso auxílio no momento do fogo, portanto, se forem usadas todas as reservas de água do caminhão, o Corpo de Bombeiros deverá se ausentar do local e ir até o Posto de Abastecimento mais próximo para realizar o enchimento do tanque para que retorne em condições de apagar o fogo que consome o local.

Os Postos que utilizamos em Santana são: a rede de hidrantes da AMCEL, a rede de hidrantes da Companhia DOCAS DE SANTANA, a rede de hidrantes da ELETRONORTE. Sendo que este último há necessidade de se fazer ligação antecipada à pessoa que fica de plantão para que esta pressurize o sistema de bombas e para que aguarde nossa chegada para proceder com o abastecimento de forma mais rápida. Normalmente o procedimento adotado é, quando se sabe que a água está quase no fim, no momento do incêndio, a nossa Central já aciona o indivíduo da empresa Eletronorte, caso seja este o posto escolhido, para dar suporte à viatura.

Esta é uma parceria de bom senso entre tais empresas e o Corpo de Bombeiros que visa o bem comum da população quando ela mais precisa.

Nenhum comentário: