terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estatísticas das Ocorrências de Incêndio da viatura Auto Bomba Tanque 086

Estamos vivenciando o segundo semestre do ano, período este onde ocorrem com maior intensidade as principais ocorrências de incêndio, são aquelas que acontecem em residências, estabelecimentos comerciais e em vegetação.

Normalmente, as perícias apontam para uma causa que está se tornando bastante comum, o curto circuito. As ligações clandestinas (gatos), e o mau uso das tomadas onde se coloca extensões elétricas e plugues benjamins para aguentarem um número excessivo de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos sobrecarregam a rede elétrica ocasionando o curto circuito e os princípios de incêndio.

Princípios de Incêndio são situações onde o fogo está no seu estágio inicial, possível de ser apagado por qualquer pessoa sem transtornos ou complicações. Um pequeno foco de incêndio é um princípio, um fogo em uma lixeira, por exemplo, é um princípio de incêndio.

Nesse período onde o clima é extremamente seco e quente, as altas temperaturas facilitam a ignição e a propagação do fogo nas residências e em áreas de campo, principalmente porquê uma das práticas mais realizadas no município de Santana e que a população tem como costume é a queima de lixo e entulhos oriundos das limpezas dos quintais. 

Hoje, tal queima além de ser considerada crime, é realizada sem controle o que ocasiona os incêndios em vegetação ou em residência.

Quando se percorre a Rodovia Duca Serra, que liga o município de Macapá a Santana, percebe-se uma paisagem bastante peculiar à altura da Faculdade FAMA, é o bioma de área de ressaca denominado de Lagoa dos Índios. Neste lugar, é comum anualmente, nesta época, ocorrerem incêndios em vegetação, isso se dá por agricultores que residem às redondezas, eles realizam queimas descontroladas para plantarem suas lavouras, outra causa são os motoristas fumantes que passam na rodovia e que mal-educadamente jogam pontas de cigarro no local gerando os incêndios naquela área.

Abaixo está o gráfico de ocorrências de incêndio atendidas pelos Bombeiros de Santana lotados na 5ª Companhia Independente, referentes ao mês de Agosto.



Dados e gráfico: Sd BM Fem Francinete. Seção de Pessoal da 5ª Companhia Independente do Comando Operacional do Interior.

Nenhum comentário: