terça-feira, 25 de setembro de 2012

Simulado realizado pelo Corpo de Bombeiros marca o encerramento da 2ª Semana Estadual de Trânsito em Santana



Aconteceu nesta manhã de terça-feira um simulado de salvamento veicular na Av. XV de Novembro, em frente à Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima, ao lado da Praça Cívica de Santana.

O propósito do evento está em demonstrar à população sobre o atendimento pré-hospitalar e de resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros em vítimas de acidente de trânsito. Com isso, buscou-se não somente divulgar o nosso serviço mas sensibilizar o público que transita nas ruas a perceberem o sofrimento e toda a carga emocional envolvida em um acidente desta natureza, de forma que se procure adquirir uma conduta de bom viver no trânsito, de cuidado com a vida alheia e a sua própria.

A simulação faz parte de uma programação desenvolvida pela 1ª CIRETRAN em Santana, em cumprimento ao calendário anual da Semana Estadual de Trânsito, parte da programação nacional.

A 2ª Semana Estadual de Trânsito se encerra hoje e sempre tem a participação do Corpo de Bombeiros com um dos parceiros fundamentais nas suas atividades.

Nós, com instituição que busca preservar a vida, não podemos ficar excluídos deste processo de educação da comunidade já que, somos diretamente atingidos com os problemas advindos da imprudência no trânsito, isso significa dizer que a população sofre com os acidentes, nós precisamos prestar o socorro e para isso, existe toda uma mobilização de pessoal e custo. 

Sd BM Fem Regicleuma atuando como vítima presa em ferragens.
Na realidade, entende-se que esta é nossa função, socorrer é nosso lema, somos emergencistas e resgateiros, no entanto, o que se quer fazer é chamar atenção para o problema do aumento das vítimas que perdem a vida ou que ficam com sequelas permanentes de acidentes de trânsito.
Dentre as ocorrências que mais prejudicam a comunidade, os acidentes são os mais corriqueiros. Com isso, percebe-se o quanto ainda se necessita trabalhar a educação dos nossos condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres para amenizar esse fato.



Crianças da Escola Amazonas.
O público alvo da simulação foram motoristas que passavam pelo local e crianças das escolas públicas. Fizeram-se presentes também alunos da Faculdade UVA, acadêmicos do curso de Pedagogia, professores e crianças da Escola Amazonas. 

Todos ficaram muito impressionados com o que viram.




O Comandante da 5ª CI/ COI, o senhor Major André Luis Barbosa Costa, esteve prestigiando a simulação, juntamente com os demais oficiais e praças da administração, a equipe de apoio e as guarnições de serviço.

Foi apresentado no cenário sinstrado uma colisão frontal entre duas motos com vítimas escoriadas e com fraturas, ambas conscientes. Logo ao lado, havia um carro com suspeita de vazamento de combustível e com uma vítima presa entre o volante e o banco, oriundo de uma acidente. 

Militares da 5ª CI/ COI 
Nesse contexto, todo o cuidado é pouco para preservar as vítimas e não agravarem as lesões.

Após a retirada desta vítima, foi simulada explosão do veículo e a guarnição de combate a incêndio entrou em ação para extinguir as chamas.

Todos saíram satisfeitos com o desenrolar da situação fictícia, a população pode entender um pouco do que os bombeiros enfrentam no seu cotidiano, e ver que com a vida não se brinca.

Fotos: SECOMS 5ª CIA - SANTANA.

Nenhum comentário: