segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Corpo de Bombeiros participa do Evento "Mundo SENAI"

Soldado BM Luis Paulo demonstrando
sobre o funcionamento de nosso
equipamento de respiração autônomo.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza anualmente um evento nacional denominado Mundo SENAI.

Tal evento acontece em todas as instituições de aprendizagem profissional da rede em todo o Brasil e tem o intuito de disponibilizar a toda a comunidade a divulgação das ações da instituição, além de demonstrar a estrutura física que possuem, juntamente com o viés educacional, ou seja, o seu método de ensino.

Soldado BM Fem Sônia demonstrando
sobre atendimento pré-hospitalar.

Para tanto, são montados ambientes dentro da instituição e as escolas abrem as suas portas para os alunos das escolas públicas e privadas, para as empresas, para outras instituições e os demais interessados em conhecerem como funciona o SENAI.
Cenário armado aguardando a visitação.

Nesse contexto, as empresas e instituições convidadas não somente participam da visitação destes ambientes, mas também possuem um espaço destinado a eles para que demonstrem durante o evento, as ações de sua própria empresa ou instituição.
Soldado BM Fem Sônia.

Em Santana, aconteceu na Escola SENAI - Centro de Educação Técnica Santanense, situada à Avenida B-1, Vila Amazonas.

Cabo BM Fem Hellen falando sobre o uso
da máscara do equipamento.
A 5ª Companhia Independente foi convidada a participar deste projeto como expositor, tarefa essa muito bem-vinda para a divulgação dos nossos conhecimentos. Com isso, foi montado um cenário demonstrativo dos nossos equipamentos de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar para que os visitantes conhecessem, manipulassem esse material, além de sanarem as dúvidas de utilização dos mesmos e de assistirem a vídeos institucionais que passavam o tempo todo em data show, vídeos estes que mostraram simulações em outros eventos e que demonstravam sobre o trabalho desta Companhia Independente.

Nesse ambiente de aprendizado os interessados puderam conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros, treinar técnicas de salvamento, utilizar alguns dos nossos equipamentos e perceber o modo como trabalhamos.
Público atento aos conhecimentos.

Eventos como esses são importantes para que possamos divulgar o nosso trabalho, bem como demonstrar práticas que auxiliam o cidadão a sanar ocorrências de pequeno vulto, além de trabalhar a prevenção com as nossas dicas de conduta segura.

Alguns tiveram coragem em
experimentar o equipamento
com segurança e sem receio.
A oportunidade não foi perdida, diante da curiosidade dos adolescentes que frequentaram a Sala do Corpo de Bombeiros, estes tiveram uma experiência inesquecível e tanto eles quanto os adultos, saíram de lá com outro pensamento, o de que a vida é um bem valioso, que vale a pena ser cuidada e que atitudes básicas como apagar um cigarro completamente após fumá-lo pode evitar danos maiores à natureza e à vida das pessoas.


Fotos: SECOMS da 5ª CI/ COI.

Nenhum comentário: