sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Gráfico das Ocorrências de Incêndio no mês de Setembro de 2012

Incêndios na capital e em nossa Santana estão cada vez mais frequentes, esse fato é comum nesta época do ano, auge da estiagem aqui no Amapá.

Denominado de verão Amazônico, o segundo semestre aqui no Estado se caracteriza pelas altas temperaturas que só se amenizarão no início de 2013.

Abaixo está o gráfico das ocorrências de todo tipo de incêndio que aconteceram em Santana no mês de setembro, atendidas pelas guarnições da 5ª CIA.

Dados: Soldado BM Clinger, Estatística da Seção de Pessoal da 5ª CIA.
Formatação do Gráfico: Cabo BM Fem Hellen, Seção de Comunicação Social.

Fogo em vegetação: é aquele que ocorre em área de mata rasteira ou floresta densa;
Fogo em Cavaco ou moinha: Cavaco é o nome que se dá à biomassa extraída do caule das árvores, tem o formato de lascas de madeira e são ótimos materiais combustíveis para alimentar o fogo. Aqui em Santana, a AMCEL é uma empresa que exporta esse tipo de produto, extrai o cavaco do caule das árvores de eucalipto.
Moinha é o resto de raspagem de madeira, normalmente, descartada das marcenarias da cidade.
Quando o cavaco ou a moinha pegam fogo, a sua extinção é extremamente trabalhosa já que esse material é de fácil compactação, as chamas pegam por baixo, em cima vê-se somente a fumaça no entanto, em baixo há o fogo, gasta-se mais água que o normal pois a área afetada deve ser remexida e bem encharcada para evitar re-ignição.
Princípio de Incêndio: é o incêndio ainda no seu estado inicial.
Fogo em lixo ou em entulho: é uma prática ainda muito executada pelos cidadãos onde a coleta é insipiente. Normalmente a capina de um quintal ou a poda de uma árvore originam um lixo que não se pode armazenar dentro de casa, ser descartado e coletado pela Prefeitura. Por isso existem empresas particulares que fazem a coleta desse lixo a um determinado preço. Como o cidadão às vezes não possui o dinheiro para pagar o serviço ele queima esse lixo, sem falar que, no norte do Brasil, na maioria dos Estados, é um hábito cultural, muito comum e aprendido com os mais antigos.
A queima de lixo ou entulho quando sai do controle pode se transformar em um incêndio de grandes proporções.

Nenhum comentário: