sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Gráficos das ocorrências da nossa ambulância em Santana no mês de Setembro, ano 2012

Os acidentes de trânsito lideram as estatísticas de trauma
em Santana.
Enquanto as guarnições de salvamento e de combate a incêndio trabalham esporadicamente,  podendo até, nos dias mais calmos, passarem 24h sem sequer realizar um atendimento, as guarnições de atendimento pré-hospitalar não param.

São guerreiros que devem estar prontos a qualquer tempo pois são 12 horas de serviço onde acontecem inúmeros casos clínicos e traumas.

A população não pede para adoecer e nem para sofrer com acidentes ou circunstâncias portanto, temos de dar orientações pelo telefone para amenizar o sofrimento alheio ou, quando necessário, ir até o local para realizar o socorro e a remoção para o hospital.


Os dias onde acontecem o recebimento de proventos salariais de trabalhadores, feriados prolongados, jogos de clássicos ou finais de campeonato, eventos e datas comemorativas são períodos onde acontecem com maior intensidade as ocorrências de médio e grande vulto, ou seja, aquelas mais graves e complexas.


Abaixo estão os gráficos de ocorrências de trauma e clínico da nossa ambulância ocorridas no mês de setembro no município de Santana e atendidas pela 5ª CI/ COI.

Gráfico 1.
Dados: Soldado BM Clinger, Estatística da Seção de Pessoal da 5ª CIA.
Formação do Gráfico: Cabo BM Fem Hellen, Seção de Comunicação Social.

As ocorrências de clínico são aquelas oriundas de doenças, desde as mais comuns até às mais graves. No mês de setembro totalizaram em 129 atendimentos.

Gráfico 2.
Dados: Soldado BM Clinger, Estatística da Seção de Pessoal da 5ª CIA.
Formatação do Gráfico: Cabo BM Fem Hellen, Seção de Comunicação Social.
As ocorrências de trauma são oriundas de situações bastante graves, são ocorrências de perfurações, torções, quedas, luxações, fraturas, queimaduras, hemorragias geradas por ferimentos graves e daí por diante. São de natureza muito complexa onde a manutenção dos sinais vitais, a imobilização e o transporte devem ser feitos com muita cautela já que, qualquer descuido, pode acontecer o agravamento das lesões. No mês de setembro, em Santana, as ocorrências de trauma chegaram a alarmantes 106 casos, com intensidade maior em acidentes de trânsito (35), praticamente, um acidente de trânsito por dia.


Nenhum comentário: