sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ocorrências de Incêndios em Santana - Gráfico do mês de Julho - Ano 2012

O clima ainda deixa resquícios das últimas chuvas do primeiro semestre, ou seja, sempre nesse período há um índice pluviométrico bem maior que em qualquer outra época do ano.

No entanto, tal fato não é  o suficiente para evitar que ocorram os incêndios em residências e em vegetação.

Aliás, você sabia que no período das fortes chuvas os incêndios têm se comportado diferente do que acontecia há mais ou menos 08 anos?

Sim, a proporção de ocorrências de incêndios tem crescido no tempo chuvoso. Isso se dá pelo crescimento populacional desordenado das cidades, e em Santana, hoje considerada cidade média, não seria diferente. 

Com as pessoas migrando cada vez mais para as 09 áreas de ressaca do município, já ocupadas mas não ainda esgotadas, estes locais crescem sem a estrutura necessária para acomodar tanta gente. 

Normalmente nesses lugares não há água encanada e energia elétrica, dois recursos essenciais para se viver. Por não haver energia elétrica, o número de ligações clandestinas é grande. É um emaranhado de fios que não se sabe onde começa e nem onde termina.


Com as chuvas é corriqueiro acontecer os curtos circuitos, causa para grande parte dos incêndios no período menos quente do ano.
Ligações clandestinas das Regiões Periféricas das cidades.

Abaixo estão as ocorrências de incêndio atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, no município de Santana, no mês de julho, em 2012.
Fonte: Estatísticas da Seção de Pessoal da 5ª CI/ COI, dados extraídos dos relatórios de ocorrência, catalogados pelo sd BM Clinger, e formatados no gráfico em barras pela Cb BM Fem Hellen.

Fogo em veículo: incêndio que ocorre em qualquer tipo de carro;
Incêndio em Estabelecimento Comercial: Incêndios que ocorrem nas edificações de madeira ou de alvenaria que abrigam qualquer tipo de negócio;
Vazamento de gás: Nesse caso, pode ocorrer incêndio ou não. O vazamento de gás é um tipo de ocorrência que deve ser atendido pela nossa guarnição de combate a incêndio, mesmo não tendo chama, pois há procedimentos específicos e cuidados que devem ser executados pelo profissional da área;
Princípio de incêndio: São aqueles incêndios que são atendidos e extinguidos antes que tomem outras proporções e se configurem em um incêndio de médio e grande porte;
Outros: Qualquer outro tipo de incêndio proveniente de situações raras, que fogem do normal.

Foto: Internet.