sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bombeiros de Santana participam de Plano de Segurança das urnas nas Eleições 2012

No próximo domingo, dia 07 de outubro, haverá eleições em todo país para a escolha de Prefeitos e Vereadores dos municípios.

Gráficos das ocorrências da nossa ambulância em Santana no mês de Setembro, ano 2012

Os acidentes de trânsito lideram as estatísticas de trauma
em Santana.
Enquanto as guarnições de salvamento e de combate a incêndio trabalham esporadicamente,  podendo até, nos dias mais calmos, passarem 24h sem sequer realizar um atendimento, as guarnições de atendimento pré-hospitalar não param.

São guerreiros que devem estar prontos a qualquer tempo pois são 12 horas de serviço onde acontecem inúmeros casos clínicos e traumas.

A população não pede para adoecer e nem para sofrer com acidentes ou circunstâncias portanto, temos de dar orientações pelo telefone para amenizar o sofrimento alheio ou, quando necessário, ir até o local para realizar o socorro e a remoção para o hospital.

Gráfico das Ocorrências de Salvamento em Setembro de 2012

As guarnições de salvamento trabalham com muita eficiência e ainda dão apoio à guarnição do atendimento pré-hospitalar em ocorrências de grande vulto ou de múltiplas vítimas como acidente de trânsito.

Abaixo está o gráfico de ocorrências de Salvamento no município de Santana em setembro do ano de 2012. Elas totalizaram em 11 ocorrências.

Dados: Soldado BM Clinger, Estatística da Seção de Pessoal da 5ª CIA.
Formatação do gráfico: Cabo BM Fem Hellen.

Gráfico das Ocorrências de Incêndio no mês de Setembro de 2012

Incêndios na capital e em nossa Santana estão cada vez mais frequentes, esse fato é comum nesta época do ano, auge da estiagem aqui no Amapá.

Denominado de verão Amazônico, o segundo semestre aqui no Estado se caracteriza pelas altas temperaturas que só se amenizarão no início de 2013.

Abaixo está o gráfico das ocorrências de todo tipo de incêndio que aconteceram em Santana no mês de setembro, atendidas pelas guarnições da 5ª CIA.

Dados: Soldado BM Clinger, Estatística da Seção de Pessoal da 5ª CIA.
Formatação do Gráfico: Cabo BM Fem Hellen, Seção de Comunicação Social.

Fogo em vegetação: é aquele que ocorre em área de mata rasteira ou floresta densa;
Fogo em Cavaco ou moinha: Cavaco é o nome que se dá à biomassa extraída do caule das árvores, tem o formato de lascas de madeira e são ótimos materiais combustíveis para alimentar o fogo. Aqui em Santana, a AMCEL é uma empresa que exporta esse tipo de produto, extrai o cavaco do caule das árvores de eucalipto.
Moinha é o resto de raspagem de madeira, normalmente, descartada das marcenarias da cidade.
Quando o cavaco ou a moinha pegam fogo, a sua extinção é extremamente trabalhosa já que esse material é de fácil compactação, as chamas pegam por baixo, em cima vê-se somente a fumaça no entanto, em baixo há o fogo, gasta-se mais água que o normal pois a área afetada deve ser remexida e bem encharcada para evitar re-ignição.
Princípio de Incêndio: é o incêndio ainda no seu estado inicial.
Fogo em lixo ou em entulho: é uma prática ainda muito executada pelos cidadãos onde a coleta é insipiente. Normalmente a capina de um quintal ou a poda de uma árvore originam um lixo que não se pode armazenar dentro de casa, ser descartado e coletado pela Prefeitura. Por isso existem empresas particulares que fazem a coleta desse lixo a um determinado preço. Como o cidadão às vezes não possui o dinheiro para pagar o serviço ele queima esse lixo, sem falar que, no norte do Brasil, na maioria dos Estados, é um hábito cultural, muito comum e aprendido com os mais antigos.
A queima de lixo ou entulho quando sai do controle pode se transformar em um incêndio de grandes proporções.

Gráficos de Vistorias Técnicas do mês de Agosto e Setembro de 2012

Como de costume, todo início de mês, a 5ª Companhia Independente procura deixar nossos leitores bem informados sobre nossas ações administrativas e ocorrências.

Segue abaixo os gráficos de Agosto e Setembro das nossas Vistorias Técnicas realizadas no município de Santana, Estado do Amapá.

GRÁFICO 1.
Dados: Soldado BM Amorim, Seção de Serviços Técnicos da 5ª CIA.
Formatação de gráficos: Cabo BM Fem Hellen.
 GRÁFICO 2.
Dados: Soldado BM Amorim, Seção de Serviços Técnicos da 5ª CIA.
Formatação de gráficos: Cabo BM Fem Hellen.
Em relação ao gráfico 2, o total arrecadado foi de R$ 1.845,00 (um mil, oitocentos e quarenta e cinco reais), outro detalhe importante foi que não houve vistorias preventivas no mês de Setembro.