segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alunos da Faculdade Madre Tereza visitam quartel da 5ª CIA

Alunos do Curso Técnico da Faculdade Madre Tereza compareceram em pleno domingo (28/04/2013) no quartel do Corpo de Bombeiros da 5ª CI/ COI para realizar uma visita técnica como parte da programação letiva da matriz curricular do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

A iniciativa foi da referida faculdade, na pessoa do professor Raimundo Valente que acompanhou cerca de 28 alunos.

Foi solicitado que os mesmos viessem de calça jeans, tênis, trouxessem suas luvas, óculos de proteção e o que mais tivessem para assegurar a integridade física. Às mulheres, foi solicitado que viessem de cabelos presos de rabo de cavalo ou coque. No entanto, era de se esperar que nem todas viessem como planejado, tal fato deu abertura para uma série de debates.


Além de conhecerem as dependências do quartel e observarem nossos materiais e equipamentos, foram discutidas a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais,  vestimenta adequada, condutas de segurança em locais propensos a acidentes.

Foi visto também a forma como o bombeiro militar atua através de uma demonstração da guarnição de serviço. Os alunos ainda puderam sentir na pele como se dá essa atuação, já que os mesmos foram submetidos à pratica, sempre com orientação e acompanhamento dos bombeiros militares presentes.

Foi feita ainda uma atividade de como apagar um pequeno incêndio em líquidos inflamáveis com extintores, o que lhes proporcionou o manuseio de tal equipamento e portanto o aprendizado em rompimento do lacre, posicionamento do extintor, frequência do ataque, duração do ataque, controle do medo, auto-confiança e trabalho em grupo.

Tal evento foi proporcionado pelas guarnições de serviço da 5ª CI/ COI sob a orientação do Sargento BM Helmo, comandante da guarnição de salvamento do dia.

Nenhum comentário: