sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bombeiros de Santana participam de Encerramento da Semana de Trânsito no município

Sd BM R. Silva, vítima  presa nas ferragens em simulação.
Dia 19 de setembro do ano em curso, aconteceu o encerramento da Semana Estadual de Trânsito, evento este que acontece anualmente e que faz parte de uma programação nacional desenvolvida pelos principais órgãos de controle e fiscalização do trânsito em todo o país.

Em Santana, o evento foi organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito, Circunscrição regional de Trânsito, Santana (CIRETRAN - STN), sob a gerência do senhor Capitão PM Denis de Freitas Fernandes   que teve a gentileza de convidar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, através dos militares do 5º Grupamento, para poder realizar sua participação no evento.
Comandante da Guarnição averiguando a situação
para agir.

Em Santana, os acidentes de trânsito estão em primeiro lugar nos atendimentos de nossas guarnições de atendimento pré-hospitalar, seguida de parturientes e em terceiro lugar, as vítimas de queda em geral. Em 2012, no município de Santana, foram 348 atendimentos, neste ano, foram computados até o dia 13 de setembro, cerca de 203 acidentes de trânsito.

Como é de interesse desta instituição militar divulgar seus conhecimentos e mostrar à população a forma como trabalhamos e como eles podem ajudar nesse tipo de ocorrência, foi realizada uma simulação em plena via pública, no cruzamento da rua Ubaldo Figueira com a Avenida Princesa Isabel, onde haviam vítimas no local, um preso nas ferragens do veículo e outros dois, projetados pela violência do impacto, feridos com gravidade.

O objetivo não foi chocar a população mas mostrar que cenas lamentáveis como aquelas, podem ser evitadas. O projeto social do Bombeiro Cidadão também se fez presente para informar os condutores e pedestres que passavam pelo local com a panfletagem de comunicativos da campanha de cuidados no trânsito. 

A todo momento, o Ten BM Francivaldo, esteve narrando toda a demonstração executada pela guarnição de salvamento e dava dicas de segurança, bem como lemas de campanha de prevenção.

O que se espera é que, através do que foi mostrado, o condutor possa ter mais paciência e serenidade no trânsito, possa esperar a sua vez, possa respeitar o que conduz ao seu lado, o pedestre, as sinalizações e as leis de trânsito. 

Clique na legenda da foto abaixo para ver o álbum de fotos deste evento. 

Fotos: 5º GBM.

Vítima projetada do veículo recebe atendimento imediato.
Simulação de acidente de trânsito pela passagem da Semana Estadual de Trânsito.

Um comentário:

5º GBM - Santana - AP disse...

Ratificando o que disse o soldado BM Amorim em outro momento, se a sociedade não fizer a sua parte, nosso trabalho todo será em vão, ou seja, nós da segurança temos o nosso dever de orientar e esclarecer, no entanto, somente nossos esforços não serão suficientes se a população continuar desrespeitando as leis de trânsito e o ser humano.