quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tenente do 5º Grupamento é o 1º Lugar do CHOA 2013

O Curso de Habilitação de Oficial Administrativo - CHOA, é um curso destinado a sub tenentes militares que estão na iminência da promoção a tenentes, é uma habilitação obrigatória para assumirem o posto de oficiais. Este ano, houve um curso desta natureza que contemplou militares das forças da Polícia e do Bombeiro do Estado do Amapá.

O CHOA 2013 foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Amapá, no período de 23 de abril a 23 de agosto. 11 bombeiros foram matriculados no curso que ofertou 49 vagas para policiais militares, totalizando 60 alunos.

Em 4 meses de curso obtiveram instruções em 29 disciplinas, foram elas: Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Língua e Comunicação, Gestão de Informação, Sistema de Segurança Pública no Brasil, Sistemas Informatizados, Atendimento Pré-hospitalar, Gerenciamento de Crises e Desastres, Administração de Material e Patrimônio, Administração em Serviço, Administração Financeira e Orçamentária, Policiamento Ostensivo Geral, Direito Penal e Processual Penal Militar, Direito Administrativo, Legislação PM/ BMAP, Legislação Penal Especial, Polícia Judiciária Militar, Treinamento Físico aplicado ao militar, Comunicação Social, Estatística, Criminalística, Medicina Legal, Ordem Unida, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental, Oratória, Estrutura Organizacional PM/ BMAP, Planejamento Educacional e Gestão de Pessoas.


Além de tudo, houve ainda viagem de estudos para Cayenne e atividades complementares.

Da esquerda para a direita, Ten BM Arel, Ten BM J. Matos,
Ten BM Costa e Ten BM Alex.
Os bombeiros militares que participaram do curso foram os, agora, Tenentes Alex (5º GBM), J. Matos (9º GBM), Francivaldo (5º GBM), Jammyl (7º GBM), Dione (5º GBM), Izídio Junior (CPL), Moreira (9º GBM), Prata (DST), Enivaldo (GTA) e o Sub Tenente Jean Silva (GTA).

Vale ressaltar que esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá matricula militares para participar do referido Curso no Estado do Amapá. A parceria entre as duas instituições possibilitou que os militares bombeiros pudessem frequentar o CHOA na Polícia Militar.

A cerimônia de encerramento do Curso ocorreu no dia 02 de setembro de 2013, com a presença do Governador do Estado do Amapá, o senhor Camilo Capiberibe, o qual entregou o Certificado de Conclusão de Curso ao primeiro lugar, o Ten Bm José Francivaldo Almeida de Oliveira, do 5º Grupamento, Bombeiros de Santana.

Tenente BM Francivaldo, Bombeiro exemplar do 5º Grupamento, Santana.


O 1º Lugar do Tenente BM Francivaldo, garantiu ao mesmo o direito de receber o Certificado de Concessão da Medalha de Mérito Intelectual "Alexandre Barbosa Lima Sobrinho", concedido pela Polícia Militar do Amapá a militares que e destacam como os primeiros colocados nos cursos ofertados pela instituição.

Segundo o Ten BM Francivaldo "o homem tem que estar preparado para receber novos conhecimentos e o contato com pessoas nunca vistas antes causou um certo receio, mas a receptividade dos companheiros da PM facilitou a relação inter-pessoal com os colegas de turma, afinal passaríamos naquela sala do CFAP/PM mais de 4 meses. Eu e minha família ficamos muito felizes ao saber que tinha obtido a 1ª colocação, desde as primeiras provas eu estive na frente, mas confesso que manter-se na frente foi um grande problema, mas eu consegui."

Nesse relato pode-se perceber o quanto o Ten BM Francivaldo se esforçou e que não foi fácil, é essa disposição e força de vontade que se espera de nossos militares. Essa é mais uma prova de que, com dedicação e muito trabalho, pode-se obter um lugar de prestígio, e o 5º GBM, Bombeiros de Santana, na pessoa de seu comandante, o senhor Ten Cel BM André Luis se sente orgulhoso em possuir militares com essa visão em nosso meio. Parabéns ao Ten BM Francivaldo e sorte em suas novas atribuições.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Obrigado a todos.

DENISON AMORIM disse...

Parabéns Ten Francivaldo, que seu exemplo de dedicação estimule os demais pares e subordinados a se motivarem mais nessa corporação.

5º GBM - Santana - AP disse...

O exemplo do Tenente BM Francivaldo só reforça o que a instituição procura instigar no efetivo, que sejam cada vez mais persistentes nos seus objetivos, suplantando as dificuldades que se apresentam.