quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alunos da Escola Walcy visitam quartel do 5º GBM



Observando o recebimento do serviço.
Os acadêmicos de educação física da Universidade Vale do Acaraí, desenvolveram um projeto com a Escola Walcy, nesse contexto solicitaram uma atividade diferente com esta instituição militar onde as crianças fizeram uma visita ao 5º GBM com a proposta de acompanhar o dia a dia dos bombeiros.

Chegaram cedo, entraram em forma atrás da guarnição de serviço, ouviam atentamente as palavras do oficial de dia, que, por ocasião era o Ten BM Renan. Realizaram o hasteamento da bandeira e logo em seguida foram acompanhar o recebimento do serviço.

Já na sala de instrução, fizeram inúmeras perguntas acerca do cotidiano bombeiro militar, pediram demonstração do funcionamento de alguns equipamentos, para quê servia e o que nós atendíamos com maior frequência. Após o lanche, as crianças ainda puderam conhecer nossas repartições e nossos alojamentos, ficaram maravilhadas.

Autógrafos dos bombeiros.
Ao final, o treinamento diário da guarnição se tornou em uma demonstração com fogo onde a guarnição foi acionada pelo toque da sirene para debelar as chamas. A guarnição de serviço foi ovacionada com muitas palmas e sorrisos, tiveram direito até a dar autógrafos para as crianças, oportunidade esta onde vários recados de incentivo foram deixados por nossos bombeiros, os mais comuns foram: “obedeça aos seus pais” e “estude sempre”.

Essa experiência ficará marcada para sempre na cabecinha daquelas crianças, mas é certo que para os nossos bombeiros, o encanto foi em igual proporção já que puderam sentir de perto e com muita verdade o que realmente representam para a população, ou seja, se ainda não haviam experimentado desse sentimento, naquele dia verdadeiramente eles tiveram a convicção de que são os heróis da vida real.


Fotos: Acadêmicos Vale do Acaraí - UVA e SECOMS 5º GBM.


Hora do lanche na cozinha do quartel.

Como é o recebimento da Ambulância.

Equipamentos de salvamento.


Euforia para subir e experimentar a sensação de estar em uma viatura de socorro.


Sgt BM Livramento explicando as funções do ABT.

Crianças se arrumando para o hasteamento do pavilhão nacional.


Chegada das crianças ao quartel do 5º GBM.
Acadêmicos da Universidade Vale do Acaraí no Amapá.


Ao final, nossos heróis distribuíram muitos recados às crianças.


Momento após a demonstração.


Demonstração de combate a incêndio.


Ao conhecer as dependências do quartel, os alunos cumprimentaram nossos guerreiros do fogo.

No auditório conversando sobre o cotidiano bombeiro militar.

Sd BM R. Silva demonstrando o recebimento da nossa
ferramente de corte abrasivo.






Nenhum comentário: