segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

5º Grupamento inaugura local de treinamento para retirar vítimas presas em poço


O 5º Grupamento sempre procura buscar alternativas que vislumbrem o aprimoramento do seu efetivo bombeiro militar. Por esse motivo, conseguiu realizar um anseio antigo, o de revitalizar parte da área do quartel em um espaço adequado para se treinar retirada de vítimas ou animais presos em poços.
No dia 13 de dezembro, foi inaugurado o Centro de Treinamento de Retirada de Vítima de poço no 5º Grupamento Bombeiro Militar.
A modesta solenidade contou com a presença do Subcomandante Geral, o Coronel BM Marcelo Magno Bispo Corrêa, e militares de outros Grupamentos.
Na ocasião, aconteceu uma demonstração prática direcionada pelo Ten BM Albuquerque. Os demais militares que compuseram a guarnição da demonstração foram os Soldados N. Serrão, Leoney, Clenio, Guiomar, todos fizeram uma simulação de resgate.
A estrutura do poço é feita em manilhas, com piso em cimento e arquibancada coberta. Normalmente não se encontra poços assim nas ocorrências reais, mas há necessidade em treinar, utilizando os recursos que se tem, os anteparos como árvores e outras estruturas.
O efetivo e o subcomandante geral acharam muito satisfatório. Nosso Grupamento está de portas abertas aos demais companheiros de outros grupamentos sempre que precisarem para realizar o treinamento de seu pessoal, o que se faz aqui é para o bem de todos.
Resgate no poço



Comandante do 5ºGBM juntamente com o Sub Comandante Geral do CBMAP

Sd Leonei como vítima de resgate no poço

Sd N. Serrão

Sd Guimar

Sd Clênio


Procedimento de resgate

Fotos: CECOMS do CBMAP e SECOMS do 5º GBM.

Nenhum comentário: