sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bombeiros Militares Amapaenses ajudam no resgate das vítimas da chuva no Espírito Santo

Desde o dia 22 de dezembro passado, bombeiros militares amapaenses que integram a Força Nacional de Segurança Pública estão no Estado do Espírito Santo, no município de Itaguaçu com a missão de auxiliar no trabalho de remoção e resgate de vítimas dos desabamentos ocorridos pelas fortes chuvas no local.

Os bombeiros envolvidos nessa operação são o Ten BM Leite, do 5º Grupamento, que tornou-se parte da cúpula de comando, juntamente com as lideranças políticas e militares do Estado, o Sub Ten BM J. Santos,  do 4º Grupamento, comandante de equipe de resgate (Equipe BRAVO) e Sd BM Fem Aline Bastos, 1º Grupamento, integrante de equipe de resgate (Equipe Charlie).


As equipes da Força Nacional estão presentes nos locais atingidos pelos deslizamentos numa escala diária e nos momentos de folga, estão de sobreaviso. Dos que chegaram, estão em Itaguaçu, cerca de 17 integrantes da Força, 15 policiais militares, 05 integrantes do exército brasileiro, e 02 bombeiros militares do Estado. 

A situação está caótica, o Ten BM Leite montou um posto de comando ao lado da Igreja de Itaguaçu, ponto mais alto da cidade e onde fica todo o povo desabrigado. Neste local é recolhido todo o alimento, a água e depois distribuído para logradouros mais distantes.

À direita, Sub Ten BM J. Santos.
É a primeira experiência profissional deste tipo para nossos guerreiros e a tensão é grande, o trabalho é realizado com muito cuidado e atenção constante, pois novos deslizamentos podem pegar as equipes de resgate de surpresa. Foi o que aconteceu com a guarnição BRAVO, do Sub Ten BM J. Santos,  composta por ele, 1º Sgt Cláudio, do Acre, 3º Sgt Marcelo, Goiás e 3º Sgt Paulo Sérgio, Rio Grande do Sul, que estavam retirando os corpos quando novo deslizamento quase os soterrou, segundo ele "... houve novo deslizamento... aí pensei que ia morrer, um estrondo e muita terra em cima de nós, foi Deus que ajudou a equipe".

O desgaste não é somente físico mas também emocional, sua guarnição de trabalho retirou dos escombros três corpos, dentre eles uma senhora idosa, uma senhora grávida de oito meses e um bebê de apenas dois anos de idade. Não há como descrever a sensação de tristeza, no entanto conseguiram resgatar dois sobreviventes o que foi motivo de festa e aplausos da população aos nossos nobres amigos.
Retirada de um corpo do meio da lama.

Nossos bombeiros fazem de tudo, transportam pessoas, água potável, entram na água sem medo para o resgate, fazem um trabalho de escavação braçal no barro e escombros, são guerreiros nesta nobre missão.


Além dos militares mencionados acima, ressalta-se que trabalharam em vários outros municípios do Estado do Espírito Santo, o Cabo BM Cirino, em Itarana, Cabo BM Márcio, em Nova Vencia, Barra de São Francisco e Linhares, o Sub Tenente BM Dias e Sub Tenente Carlos, em Baixo Guandú.

Só nos resta se orgulhar muito dos nossos bombeiros que estão lá em outro Estado, fazendo o seu melhor para diminuir o caos por conta das chuvas de dezembro, pedir a Deus que os proteja, rogar por uma previsão de tempo melhor para que aquelas pessoas e a cidade se recomponham e esperar o retorno desses bravos guerreiros.

Fotos: Sub Ten BM J. Santos e Ten BM Leite.


Acima estão o Ten BM Leite, Sd BM Aline Batos e Sub Ten BM J. Santos nos escombros.
A equipe  do Ten BM Leite conseguiu resgatar  do entulho um casal com vida.

Município de Itaguaçu é um dos mais atingidos do Espírito Santo.

O rio de lama cobre as casas.

As pessoas tiveram de abandonar seus lares deixando tudo para trás para salvar suas vidas.

O trabalho dos bombeiros amapaenses entra noite afora, sem hora pra acabar.

Equipe do Ten BM Leite retira uma vítima com vida.




Sub Ten BM J. Santos.

Equipe da Força Nacional no dia da sua chegada.


Trabalho árduo e pesado em busca de corpos e sobreviventes.

Guarnição BRAVO.

Um comentário:

ST BM Dias disse...

Além dos militares supracitados também atuaram na mesma operação os seguintes Bombeiros Militares do Estado do Amapá pertencentes a Força nacional: TEN BM Jânio, ST TEN BM Carlos, ST BM Dias, CB BM Cirino e CB BM Márcio! Vale ressaltar que atuamos em outras cidades do Espírito Santo também assoladas pelas fortes chuvas como Nova Venécia, Barra de São Francisco, Linhares, Colatina, Baixo Guandu, Itapina e etc.. O Trabalho realizado foi praticamente o mesmo da Equipe de Itaguaçu, dormíamos quando dava e fizemos o que foi possível para ajudar aquela população, mandaremos fotos e dados a CECOMS para publicação junto aos companheiros do CBM-AP! VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR!FORÇA, BRASIL! Sensação do dever cumprido!