segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


Nota de Esclarecimento sobre o E-mail da publicação dos Boletins Internos


Aos militares do 5º Grupamento

Para facilitar o acesso do efetivo do 5º Grupamento às escalas de serviço e escalas extras publicadas pela Seção de Pessoal e divulgadas pela Seção de Comunicação Social, foi criado anteriormente um endereço de e-mail denominado bisda5ciasantana@gmail.com. No entanto, com o advento do Whatsapp, preferiu-se divulgar as publicações dos Boletins Internos por esta ferramenta, o que foi aceito pela tropa. Em consequência disto, informamos que o e-mail anteriormente usado para divulgar as escalas foi excluído por desuso.

A partir de agora, toda informação acerca das escalas de serviço serão postadas também pelo  Whatsapp no grupo do 5º GBM (BM STN), sendo que os Boletins Internos continuarão sendo colocados em Selotex com uma cópia na Guarita, com o Corpo da Guarda, para que os militares tomem conhecimento também por telefone.


5º Grupamento inaugura local de treinamento para retirar vítimas presas em poço


O 5º Grupamento sempre procura buscar alternativas que vislumbrem o aprimoramento do seu efetivo bombeiro militar. Por esse motivo, conseguiu realizar um anseio antigo, o de revitalizar parte da área do quartel em um espaço adequado para se treinar retirada de vítimas ou animais presos em poços.
No dia 13 de dezembro, foi inaugurado o Centro de Treinamento de Retirada de Vítima de poço no 5º Grupamento Bombeiro Militar.
A modesta solenidade contou com a presença do Subcomandante Geral, o Coronel BM Marcelo Magno Bispo Corrêa, e militares de outros Grupamentos.
Na ocasião, aconteceu uma demonstração prática direcionada pelo Ten BM Albuquerque. Os demais militares que compuseram a guarnição da demonstração foram os Soldados N. Serrão, Leoney, Clenio, Guiomar, todos fizeram uma simulação de resgate.
A estrutura do poço é feita em manilhas, com piso em cimento e arquibancada coberta. Normalmente não se encontra poços assim nas ocorrências reais, mas há necessidade em treinar, utilizando os recursos que se tem, os anteparos como árvores e outras estruturas.
O efetivo e o subcomandante geral acharam muito satisfatório. Nosso Grupamento está de portas abertas aos demais companheiros de outros grupamentos sempre que precisarem para realizar o treinamento de seu pessoal, o que se faz aqui é para o bem de todos.
Resgate no poço

Jornal do 5º Grupamento terá edição diferenciada


É sabedor de todo efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá que o 5º Grupamento possui um jornal escrito enviado mensalmente a todos os Grupamentos e principais Seções Administrativas da Corporação, isso sem contar com o Batalhão Ambiental de Polícia Militar, e 4º Batalhão localizados no município de Santana.

No entanto, devido as escalas de final de ano, recesso e Eventos comemorativos de confraternização do efetivo, o jornal do mês de novembro e dezembro serão redigidos em uma edição especial que será publicada  no início de janeiro de 2014. Além de trazer os eventos e estatísticas do mês, haverá uma retrospectiva dos principais feitos de 2013. 

Chefe da Seção de Comunicação Social - 5º Grupamento Bombeiro Militar.