sexta-feira, 4 de abril de 2014

TURMA DE 1994 COMPLETA 20 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO

No dia 14 de março de 1994 nascia a primeira turma de bombeiros militares admitidos na instituição por meio de concurso público.

Na época, o governador era o senhor Anníbal Barcelos, chamado de comandante Barcellos por ter feito parte da Marinha do Brasil.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros era o senhor, Coronel BM Heráclio Hugo de Queiroz.

Uma turma cheia de sonhos e que trouxe ainda um grande diferencial: vieram com ela as primeiras militares femininas, que se destacaram numa seleção onde havia as cotas, ou seja, 80% das vagas era para cidadãos do sexo masculino enquanto que 20% era para o sexo feminino. E conseguiram adentrar nas fileiras militares do Corpo de Bombeiros, 17 mulheres.


Este curso de soldados bombeiro militar tinha como o comandante o senhor Coronel BM Raimundo Américo Furtado de Miranda, que na época, era 1º Tenente. Este, sempre que podia, fazia questão de correr com os alunos da Fortaleza São José de Macapá até o Canal do Jandiá e retornar ao ponto de origem da corrida. As instruções que se tinham naquele contexto eram somente de salvamento e de combate a incêndio já que o Atendimento pré-hospitalar, foi introduzido a partir de 1996 na tropa e nas turmas subsequentes.

No 5º Grupamento temos alguns destes guerreiros. São: Ten Cel BM André Luis, Sub Ten BM Helmo, Sgt BM Iranete, Sgt BM Rozinildo, Sgt BM Uchôa, Sgt BM Lobato, Sgt BM Jhonny e Cb BM Charles.

Abaixo, fotos de alguns militares do 5º Grupamento pertencentes a esta turma:
Fotos:  SECOMS 5° Grupamento.




Sargento BM Jhonny e Cabo BM Emerson.



Sargentos BM Rozinildo e Lobato (da esquerda para a direita).

Ten Cel BM André Luis.



Fotos antigas

 Colaboração Sargentos BM Matos e Uchôa.


Instrução de desencarceramento.





Soldado BM Fem Patrícia. Uma das primeiras bombeiras do CBMAP.


Coronel BM Miranda, na época, 1º Tenente e Sargento BM Uchôa (aluno a Soldado BM)










Nenhum comentário: