sexta-feira, 6 de junho de 2014

Curso de Atendimento Pré-hospitalar ao traumatizado é realizado em Santana


Dando procedimento ao Ciclo de palestras e eventos que o 5º GBM empreende juntamente com sua tropa, foi realizado o Curso de Atendimento Pré Hospitalar ao Traumatizado—PHTLS de 05 a 10 de maio de 2014 nas dependências do quartel dos Bombeiros de Santana. 

O curso foi um prolongamento da socialização desse conhecimento ocorrido em fevereiro com a participação de todos os Grupamentos Operacionais, com excessão do 5º GBM que, por motivos de efetivo insuficiente, não pôde comparecer à época. Os conhecimentos foram ministrados pela Ten Cel QOS BM Med Fem Karina, 1º Ten  QOS BM Fem Enf Gabriela, 1º Ten QOS BM Enf Delson, 1º Ten QOS BM Enf Dângelo, Sgt BM Tamioso e Sd BM Odiel. O objetivo foi capacitar o restante do efetivo do atendimento pré-hospitalar e alguns militares do combate a incêndio e busca e salvamento visando o melhoramento e treinamento das técnicas de resgate e apoio à vítimas de traumas diversos.

Mesmo sendo de uma semana, incluindo o sábado, nos horário das 7:30h às 13:30h, e muitas vezes prolongando-se pela necessecidade, até às 15:00h, sem intervalo para almoço, o tempo tornou-se pouco mediante a vontade de aprender dos nossos militares, os mesmos estão de parabéns por tanta dedicação e sede de conhecimento, assim como a equipe do Centro de Saúde do Corpo de Bombeiros - CESAU  pois não mediram esforços para que o aprendizado fosse ao contentamento de todos.

Fotos: SECOMS 5º GBM

Equipe treinando atendimento à vítima em acidente de trânsito.

Sgt BM Matos, Sd BM Fem Camila Freitas,
Cb BM Regicleuma e Ten Cel BM Fem Karina. 

Sd BM Fem Camila Freitas.

Imobilização da cabeça e colocação do colar cervical.

Imobilização do acidentado.

Respiração mecânica efetuada através do ambu.

À frente, Sgt BM Tamioso em apresentação teórica.

Parte dos integrantes do 5º GBM.

Soldados BM Guiomar, Fem Lígia, Madureira e Fem Dos Santos.

Sd BM Madureira imobilizando a cervical da vítima.

Equipe tira dúvidas no treinamento.

Sd BM Guiomar confecciona um corativo de três pontas.


Preparação para o rolamento.

Colocação da Prancha.


Nenhum comentário: