sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Alunos do Curso de Formação de Soldados 2014 participam de instrução no 5º Grupamento Bombeiro Militar

Ten Cel BM André Luis recebendo os alunos.
Como parte da formação bombeiro militar implementada à nova turma de soldados desta instituição, o Ten BM Ferreira Neto (AIFA) e os Sd BM N. Serrão (5º GBM) e Dorival(4º GBM), foram instrutores de resgate de vítimas presas em poço no 5º Grupamento, os mesmos contaram com o apoio da guarnição de serviço para mostrar aos futuros soldados as viaturas  e equipamentos usados no dia a dia. 


Ten BM Ferreira Neto e Sd BM N. Serrão.
A instrução  discorreu sobre amarrações, reconhecimento  e diferentes usos do material usado no salvamento, técnicas de resgate, segurança no salvamento, procedimentos de socorro à vítima, uso do tripé, uso do tirfor, e práticas de treinamento. As instruções ocorreram desde as primeiras horas da manhã até a noite, os alunos formaram grupos e tiveram a oportunidade de  realizar simulações.


Material utilizado na instrução.
 O comandante do 5º Grupamento  Cel BM André Luis, sempre foi a favor  de uma boa formação, com estrutura e instrutores conhecedores da área, por esse motivo sempre motivou sua tropa a realizar esporadicamente expedientes com instruções nas diversas áreas do conhecimento militar e conseguiu construir o modesto Centro de Instrução de Resgate em Poço para treinamento nessa prática. Este local estará sempre à disposição da comunidade bombeiro  militar, seja em curso de formação ou não.


O 5º GBM reconhece ainda que as habilidades adquiridas no curso de formação de soldado são essenciais para o serviço bombeiro militar, além dos ensinamentos da doutrina, da hierarquia e da disciplina, é importante salientar que as técnicas, por mais que compreendidas nesse contexto de curso, ainda assim não se comparam ao que vivenciamos no dia a dia, portanto, este quartel os espera para mais alguns dias de plantão a fim de sentirem a adrenalina da sirene em suas vidas, sensação esta que jamais será esquecida.

Fotos: Secoms 5º GBM.


















Nenhum comentário: