quinta-feira, 8 de maio de 2014

5º Grupamento tem instrução de bomba com seu efetivo

No dia 24 de abril do ano em curso, o comandante do Grupamento, senhor Ten Cel BM André Luis, convocou todo o seu efetivo a participar de uma instrução de uso das novas bombas de esgostamento, uma de marca Branco, 5.5 Hps e a Hale, de 18 Hps de potência. O expediente se deslocou até um manancial no Bairro do Elesbão e todos puderam tirar suas dúvidas e aprender sobre o funcionamento do equipamento sob a condução do Capitão BM Brazão e do Sub Tenente BM Helmo, instrutor. 

Para o comando do Grupamento, atividades como esta só aumentam a operacionalidade de sua tropa, esta adquire maior confiança na manipulação do material e possibilita melhor desempenho nas ocorrências.

Militar do 5º GBM participa de Curso de Salvamento Aquático



No dia  21 de março de 2014, deu-se o início do Curso de Salvamento Aquático do CBMAP onde 30 militares, dentre eles, 05 oficiais e 25 praças. A grade curricular contempla “Condicionamento Físico e Saúde do Guarda-Vidas; Aspectos Legais Relacionados ao Mar e o Guarda-vidas; Conhecimentos Elementares do Rio e do Mar; Teoria do Serviço de Guarda-Vidas; Salvamento Aquático; Mergulho Livre; Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados; Salvamento em Enchentes; Sobrevivência em Meio Liquido; e Manuseio de Embarcações.”

Pova da Seleção Interna a Cabos Bombeiros Militares ocorreu sem transtornos aos candidatos

Foram inscritos no pleito cerca de 199 soldados bombeiros militares com mais de quatro anos de serviço. O certame ocorreu no dia 13 de abril na Escola Deusolina Salles Farias, no horário de 08:00h às  12:00h.  O evento veio para atender a necessidade da corporação, foram 60 vagas  ofertadas pelo mérito intelectual.

A prova de cabo foi realizada também com policiais militares  que pleiteavam 120 (cento e vinte) vagas pelo mérito intelectual já que 80 (oitenta) foram pelo critério de antiguidade.

Os militares foram distribuídos nas salas por turmas de soldado e em cada sala foram colocadas à disposição 5 (cinco) tipos de prova. A organização foi ímpar já que, até para ir ao banheiro, os militares entravam um de cada vez e eram submetidos à revista com detector de metais na entrada e na saída. Segundo alguns militares, a prova estava num nível de complexidade bem maior que a do último CFS BM. O gabarito provisório foi divulgado no dia 14 de abril, o definitivo, dia 17 e a lista de aprovados, dia 22. Do 5º GBM passaram os Soldados BM LUIZ PAULO DA SILVA OLIVEIRA,  FÁBIO CRISTIANO SERRA MAIA e  MANOEL DO REMÉDIO ALMEIRA FERREIRA.


Resultado da Prova Intelectual do CFS 2014


No dia  07 de abril, às 18:00h foi divulgada no auditório do CBMAP, a lista de aprovados na primeira fase da Seleção Interna para Sargento Bombeiro Militar. O diretor da EAP, o senhor Adalberto, trouxe a lista lacrada em um envelope, agradeceu o convite pela participação e entregou ao Tenente Coronel BM Janary, Chefe da Diretoria de Ensino e Instrução que a leu até o 40º colocado. Vale ressaltar que a lista estava somente por ordem de pontuação, portanto, no outro dia foi divulgada a lista de militares, dentro das pontuações e por antiguidade, critério esse que pesou no desempate e na ordem das colocações. 

Do 5º Grupamento, houve 07 militares agraciados, foram: AUDAIR SARMENTO FIGUEIREDO (Cabo BM), FÁBIO MACIEL DOS SANTOS (Cabo BM), LEONEY PATRICK DE ARAUJO SOUZA (Soldado BM), CLINGER CAMPOS MACHADO (Soldado BM), SONIA CRISTINA DE OLIVEIRA (Soldado BM Feminino), PAULA FRANCINETE GAYA CORRÊA (Soldado BM Feminino), EDELSON OLIVEIRA PACHECO (Soldado BM).

O comandante do 5º Grupamento, senhor André Luis—Ten Cel BM, deseja a todos os militares saúde, responsabilidade com o que virá e sorte nessa nova etapa de suas vidas.


ALUNOS DO CHOC VISITAM O 5º GRUPAMENTO


No dia 03 de abril de 2014, estiveram presentes no auditório do 5º Grupamento Bombeiro Militar os recém chegados integrantes do Quadro Complementar da corporação, ou seja, os alunos do Curso de Habilitação a Oficial Complementar - CHOC. São quatorze médicos, uma enfermeira, um fisioterapeuta,  uma assistente social, uma odontóloga e uma psicóloga que estão entre o corpo de alunos.

O intuito da visita foi participar de uma instrução ministrada pela 2º Ten QOC BM Greyce sobre Redação Oficial. Os alunos realizaram Seminários sobre Gêneros Textuais e prática de elaboração de documentos oficiais. Estiveram desenvolvendo suas atividades de 08:00h à 12:00h.