sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bombeiros do 5º GBM contra o Mosquito Aedes Aegypti

Planejamento da Ação de Combate ao Aedes Aegypti.
Tendo em vista o aumento de casos de Zika Vírus, doença esta que é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya dentre outras doenças, o Governo Federal está realizando a Campanha de combate ao Aedes Aegypti.

A Campanha visa esclarecer sobre os cuidados que se deve ter com o mosquito transmissor e como evitar a propagação dessas doenças, inibindo os criadouros do Aedes. 

No Município de Santana, através da Secretaria da Saúde e Coordenadoria da Vigilância e Saúde, as ações de combate contam não somente com os agentes de endemias, mas também com o Exército Brasileiro, com militares do Corpo de Bombeiros, representados aqui pelo 5º GBM e 4º GBM, Alunos do Curso de Formação de Cabos Bombeiros Militares - CFC 2016 e militares da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos).

Desde o dia 14 de fevereiro que estão sendo realizadas ações para subsidiar a Campanha de Combate ao Aedes. Inicialmente são realizados treinamentos com os militares, onde são tiradas dúvidas sobre os possíveis criadouros de mosquitos, sobre como se eclodem as larvas, tempo de vida, sobre a transmissão das doenças, para que seja explicado às pessoas no momento da abordagem. Os militares ainda auxiliam os agentes de endemias na verificação dos quintais das casas, onde estes primeiro orientam sobre como manter seus espaços em ordem, sempre limpos para impedir a proliferação do mosquito.


Posteriormente, militares e agentes de endemias vão para as ruas realizar a fiscalização, a conscientização e a sensibilização da comunidade.

Dia 14 foi somente o início da Campanha, mas ela ainda não terminou, dia 16 ocorreram novas visitas às casas dos santanenses e neste sábado, dia 27, ocorrerá novamente mais um dia de ação contra o mosquito desta vez, no Igarapé da Fortaleza, portanto, é importante a população receber essas pessoas em suas residências, não negligenciando a presença dos agentes de endemias, não ignorando suas orientações e cumprindo o seu papel de cidadão para que se consiga obter êxito sobre o aumento da propagação do mosquito e consequentemente dessas doenças que ele transmite.

Fotos das ações dos dias 14 e 16 de fevereiro: Relações Públicas 5º GBM

Cap BM Nunes, subcomandante do 5º  GBM dando orientações sobre a operação.

Bombeiros, Exército e Marinha no saguão do 5º GBM.

Bombeiros do 5º e do 4º GBM em forma.








Governador do Estado do Amapá Waldez Góes, ao centro, ao lado com
jaqueta da Defesa civil, Cel BM Bispo, comandante geral do Corpo de Bombeiros
e na extremidade da direita, o Ten Cel PM Audinei, comandante do
4º BPM, Santana.

Alunos do Curso de Formação de Cabo Bombeiro Militar.

Ao centro, Cel BM Bispo, ao lado direito, Robson Rocha, Prefeito do Município de Santana,
seguido do Governador do Amapá, Waldez Góes e á direita deste, o Comandante do 34º Batalhão
de Infantaria e Selva (BIS), o Ten CEL Matos.

À direita, Waldilel da Silva Trindade, Diretor da Vigilância Sanitária
e ao Centro, Carlos Eduardo Gomes Fortes, Supervisor de Campo.

Militares do 5º GBM em treinamento.





Nenhum comentário: