sexta-feira, 27 de maio de 2016

Aniversário do 5º GBM: uma festa para não esquecer.


As competições de Aniversário do 5º Grupamento foram um marco no cotidiano deste GBM. Todas as guarnições de serviço estiveram presentes durante os dias em que ocorreu o evento. A Coordenação Geral foi do Subcomandante do Grupamento, o senhor Cap BM Nunes, seguida da Sgt BM Hellen como auxiliar na condução dos trabalhos e na divulgação maciça das comemorações. 
O evento teve por objetivo estimular o estreitamento das relações entre os militares e o condicionamento físico da tropa através de uma competição sadia onde as guarnições que realizassem todas as provas no tempo mínimo e sem muitos erros conseguiriam uma pontuação que ao final colocaria os mais bem sucedidos nos primeiros lugares. 

O período de competições se deu do dia 13 ao dia 19 de maio, dia do aniversário do Grupamento. No primeiro dia houve a competição do Bomba armar em plano horizontal, e quem levou a melhor foi a equipe Bravo. No dia 16, houve o Salvamento Aquático e o Revezamento 6X50, que consistia em realizar primeiramente dois resgates, um individual e outro em dupla, numa segunda etapa, o revezamento de 50 m, neste dia,  o melhor desempenho foi da equipe Alfa. 
No dia 18, a prova mais esperada, o Circuito Operacional, uma prova que trouxe um misto de salvamento terrestre, salvamento em altura e Atendimento Pré-hospitalar, aliado às técnicas, havia também o fator força, agilidade e por quê não dizer, estratégia e sorte. Nessa prova onde as etapas compreendiam confeccionar 05 nós, depois fazer um sistema  ímpar 3X1, de captura e progresso, depois transporte de vítima na técnica do bombeiro, confecção de nós empatados, arraste de pneu somente com cabo e as pernas, confecção da cadeirinha japonesa e subida na corda, equipagem completa do prontidão contra incêndio, arraste de pneu com a marreta, retirada de vítima de veículo com uso do Ked, imobilização e transporte de vítima em prancha rígida, ufa, muitas etapas dentro de uma prova só, mas o efetivo deu um show de técnica, rapidez e habilidade.
Nunca houve um movimento tão festivo entre os militares, as torcidas se organizaram, providenciaram bandeirolas, confeccionaram camisas personalizadas, uma euforia muito bonita de se ver. Nisso percebe-se que mais um objetivo foi alcançado, o exercício da camaradagem, a união entre os militares que quebraram barreiras de convivência, se permitiram conhecer melhor uns aos outros, passaram a interagir mais em prol de uma meta comum a todos. Nesta prova, a equipe Alfa mais uma vez se saiu melhor. Houve ainda uma prova de cunho social, uma arrecadação de alimentos onde as equipes se desdobraram para conseguir os gêneros alimentícios, eles mesmos promoveram Feiras de roupas usadas, e até uma Tirolesa e rapel social onde, numa praça pública, as crianças que levassem um quilo de alimento não perecível teriam direito a experimentar dessa emoção.
Não se podia ter resultado melhor durante essas competições, nossos militares estavam exaustos pois abdicavam de sua folga para realizar os treinamentos, planejar suas estratégias, elaborar os eventos para arrecadar a alimentação, e não iportava a hora, passaram grandes sacrifícios pois as equipes não eram guarnições fixas, todos estavam espalhados, tinham o problema de se encontrar mas conseguiram vencer essa dificuldade, trabalharam duro.
Essas ações não foram em vão, pois em todas as provas o que se viu foi superação, foi a brincadeira da disputa, apesar de alguns se exaltarem no calor da competição, isso não ofuscou o brilho da festa, e a satisfação de ver muitos militares se superando em ação não tem preço, o sofrimento do cansaço, e a surpresa e alegria de perceber que podem fazer melhor é um resultado que não se pode mensurar.
Os militares administrativos não ficaram de fora desse evento, estiveram nos bastidores com a fiscalização e arbitragem, com a organização, coordenação e registro.
No dia do aniversário, 19 de maio, onde o Grupamento completou 22 anos de criação no município de Santana, foi realizada uma formatura que contou com a presença do Subcomandante Geral do CBMAP, o senhor Cel BM Wagner, Ten Cel PM Ubiratan Pessoa, Comandante do Batalhão Ambiental, Ten Aline, representando o Comandante da Capitania dos Portos, Ten cel BM Eliezer, Comandante do 5º GBM, Ten Cel BM Márcia Corrêa, Comandante do 2º GBM, civis que foram agraciados com o Certificado Amigo do Bombeiro, e a nossa tropa guerreira, dentre ela, os militares que ainda estão conosco e que fizeram parte da história de fundação do Grupamento em Santana compondo a primeira guarnição de serviço, o Ten BM Baia (na época, cabo) e o Sub Ten BM Caldas (na época, soldado).  No ensejo das homenagens foi anunciado a equipe ALFA como campeã, seguida da equipe BRAVO, em terceiro DELTA e em quarto, CHARLIE.
Houve ainda o tradicional parabéns e o corte do bolo de aniversário que foi servido aos convidados ao final da cerimônia juntamente com um café da manhã.
Todos estão orgulhosos de toda a superação, exaustos por conta do trabalho mas satisfeitos com a coesão da tropa.
Ano que vem tem mais!
 Fotos: Seção de Relações Públicas do 5º GBM.





Uma das equipes do Bomba armar em plano horizontal.


Ten Cel B Eliezer, comandante do 5º Grupamento e Cap BM Nunes, subcomandante.


Equipe Charlie.

Equipe Delta.

Equipe Alfa.


Equipe Bravo.

Equipe Charlie, salvamento aquático.

Equipe Alfa, Salvamento Aquático.

Fiscais de prova: Sgt BM Raimunda, Ten BM Albuquerque,
Sgt BM F. Maciel e Sgt BM Nelma.

Sd BM BM Denner, realizando o primeiro resgate.

Resgate em dupla.



Equipe Bravo pronta para o Bomba armar.





Membros da Equipe Delta, Soldados BM Darlan, Ticiana e Fabiane.



Sd BM Marlete e Cb BM Maycon.







Parte do Circuito operacional.

Reconhecimento do percurso no Circuito Operacional.


1ª Etapa do Circuito operacional, confecção de 05 nós.

Sd BM Fem Ivana Ferreira.

2ª Etapa do Circuito Operacional, confecção do sistema  3X1.

3ª Etapa do Circuito operacional, transporte de vítima na pegada bombeiro.

Equipagem.

Arraste do pneu com marreta.







Sd BM Fem Zaara.

Guarnições na torcida.




Cabo BM Luiz Paulo.

Sd BM R. Silva, arraste de pneu com cabo.




Parte do Circuito operacional, guarnição de APH no percurso antes
de realizar as imobilizações das vítimas, com Ked e na prancha rígida.



Transporte de vítima em prancha rígida, última parte
do Circuito Operacional


Sd BM Fem Regina


Sd BM Claudian.



Sd BM Lennon, Equipe Alfa.



Guarnição de APH, equipe Alfa.





Formatura de encerramento.

Sgt BM Hellen, cerimonialista.

Da esquerda para a direita, Ten Cel BM Eliezer, Comandante do 5º GBM, Ten Cel PM Pessoa,
Comandante do Batalhão Ambiental, Cel BM Wagner, Subcomandante Geral do CBMAP e
Cap BM Mateus, representando do Cel BM Odielson, Chefe da Diretoria de Operações.

Militares agraciados com honraria por estarem presentes
nos primeiros 4 anos de fundação da Unidade Militar em Santana.

Primeiro, segundo e terceiro lugares nas Competições.


Honraria oferecida ao Ten BM Baia e Sub Ten BM Caldas
por serem pioneiros.

Equipe Campeã, a ALFA.

Entrega do Certificado Amigo do Bombeiro ao Ten Cel PM Pessoa
e ao empresário Aroldo Vicente de Souza.

Cel BM Wagner.


Ten Cel PM Pessoa, Cel BM Wagner, Ten Cel BM Eliezer e Ten Aline.

O tradicional "parabéns a você".




Nenhum comentário: