terça-feira, 29 de novembro de 2016

OS RISCOS DA ELETRICIDADE QUANDO FIOS DE ALTA TENSÃO ESTÃO EM CONTATO COM VEÍCULO



No dia 19 de agosto de 2016, por volta das 9h:30min, o Centro Integrado de Defesa Social (CIODES) acionou a Guarnição de Combate a Incêndio, ABT 146,  do Quinto Grupamento Bombeiro Militar, 5º GBM, para combater um incêndio em veículo em um ramal próximo a rodovia JK, na área do CD Rural. Ao chegar no cenário da ocorrência, a guarnição se deparou com um incêndio em um caminhão basculante e com o corpo do motorista, um senhor de 51 anos, fora do veículo. A equipe do SAMU, informou que havia feito os primeiros atendimentos deste senhor, mas o mesmo veio a óbito após sofrer uma descarga elétrica.



Segundo informações dos populares que encontravam-se no local, o motorista havia feito um descarregamento de areia e, quando concluía a manobra do caminhão, a caçamba veio a encostar na rede elétrica. Ao perceber o problema, foi sair do veículo vindo a receber uma descarga elétrica. As pessoas quando perceberam o fato se aproximaram e, na tentativa de ajudar, retiraram a vítima para um local distante do veículo.

Ocorrências desta natureza, onde o veículo entra em contato com fios de alta tenção, oferecem ricos tanto para o motorista, quanto para os populares que se aproximam do local energizado. Para evitar acidentes como este, os especialistas fazem uma série de recomendações indispensáveis para evitar tragédias e salvar vidas. No caso de fios da rede elétrica ficarem sobre o veículo, eles recomendam que o motorista fique dentro do mesmo, pois assim permanecerá em segurança devido o isolamento elétrico proporcionado na interior do veículo e quem está fora do veículo não deve se aproximar. Segundo Antonio Martins Figueiredo Neto, professor do Instituto de Física da USP, a estrutura metálica dos carros funciona isolando a parte interna e mantendo a carga distribuída pela parte externa. O professor afirma que " não há corrente elétrica" no interior do veículo, pois as partes metálica funcionam como uma "gaiola metálica" que protege de descargas elétricas o motorista que permanecer dentro do veículo.



RECOMENDAÇÕES

1) O condutor não deve tentar sair do carro, pois há risco de receber uma descarga elétrica se vim a  tocar no chão e em partes metálicas do veículo ao mesmo tempo (seu corpo funcionará como um fio terra);
2) O condutor deverá ligar para o 193 imediatamente;
3) O condutor deve seguir as recomendações da equipe de Bombeiros Militar que chegar no local;
4) Pessoas fora do veículo não devem se aproximar, pois podem receber descarga elétrica do chão energizado. Deverão pedir ajuda ligando para o 193.







Nenhum comentário: