terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sindicato e Cooperativa de Moto Taxistas de Santana são contemplados com projeto do 5º GBM


Sindicato dos Moto Taxistas de Santana.
Nos dias 09 e 28 de novembro deste ano, o 5º Grupamento Bombeiro Militar através da equipe de atendimento pré-hospitalar  composta pelo Sargento BM Júnior, Cabo BM Cardoso, Cabo BM Jacson Silva e Soldado BM F. Moreira, iniciaram um trabalho de conscientização com a classe dos moto taxistas de Santana.


Cabo BM Jacson Silva, Sd BM F. Moreira ao
Centro e à direita, Sargento BM Júnior.
Esta categoria foi escolhida para a realização desse projeto devido ser uma classe de profissionais recente no município e por esse tipo de serviço crescer rapidamente, o objetivo maior é quebrar visões equivocadas sobre a relação dessa categoria com a sociedade de forma geral, prevenir acidentes, demonstrar a eles as técnicas básicas de atendimento pré hospitalar e sugerir algumas atitudes que podem ser tomadas ao se depararem com um acidente de trânsito, algo muito comum no ofício desses profissionais.

O projeto conta com três etapas, a primeira é a oferta de uma palestra de conscientização no trânsito, do uso correto e obrigatório dos acessórios de segurança para o piloto e para o passageiro, demonstração de atendimento adequado aos clientes, higienização do capacete, apresentação do moto taxista, conduta segura no trânsito, prevenção a acidentes, como deve ser feito o acionamento do Corpo de Bombeiros em caso de necessidade. A segunda etapa visa capacitá-los com noções de atendimento pré-hospitalar e a terceira etapa está se cogitando a ideia da realização de um grande simulado em via pública com a categoria. Estes dois últimos momentos começarão a acontecer somente no ano de 2017, a etapa anterior já iniciou e a previsão é que a última leva de pilotos, os da Associação de Moto Taxistas de Santana, seja atingido até o final de dezembro de 2016. Já foram contemplados o Sindicato dos Moto Taxistas e a Cooperativa dos Moto Taxistas do Município de Santana.

Para a classe a ideia é de muita valia e foi muito bem aceita, embora ainda haja resistência entre muitos integrantes da categoria, ainda assim os militares consideram que foi um bom começo.

Os ciclos de palestras e instruções acerca dessa temática não se encerrarão com eles mas continuarão adiante, a meta é seguir visando atingir a categoria dos taxistas do município, com isso se espera amenizar os percalços do trânsito, os desentendimentos e promover a paz que tanto todos necessitam.

Abaixo, fotos da Cooperativa de Moto Taxistas. 









Nenhum comentário: