quinta-feira, 20 de abril de 2017

SESI/ SENAI Santana realiza treinamento de Plano de Emegência com Bombeiros do 5º GBM

 Parte dos envolvidos no Simulado da 
execução do Plano de Emergência do SESI/ SENAI

No dia 18 de abril ocorreu na Unidade Integrada do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Santana, o simulado de abandono de prédio em situação de sinistro.

O Plano de Emergência foi elaborado por alunos do Ensino Médio da instituição para orientar sobre como os seus frequentadores devem realizar o abandono do local de forma ordeira em caso de incêndio. 


Tenentes BM Jorge Luiz, Bentes e Gama.
Os bombeiros do 5º Grupamento participaram do evento para garantir a segurança dos 180 participantes além de trazer um toque de realidade ao simulado através do resgate de uma vítima em local confinado pela fumaça. Para tanto, foi necessário o uso da viatura de combate a incêndio ABT 146, a presença da guarnição de serviço e os tenentes Bentes, Gama e Jorge Luiz.

A iniciativa do SESI/ SENAI serve de exemplo para muitas empresas e instituições reconhecerem a importância de se discutir e elaborar um Plano de Abandono.
Mais de 180 pessoas participaram do evento.
Dialogar sobre melhorias às dependências da instituição como a instalação correta e orientada dos preventivos contra incêndio, da sinalização das rotas de fuga, debater e aprender sobre procedimentos a serem adotados para prevenção e combate a incêndios, aumenta a chance de vidas serem salvas diante de um incêndio.


Tal ação se diferencia de uma cultura muito característica da nossa sociedade brasileira, a cultura imprevisiva, onde não existe antecipação aos acontecimentos ruins.
 
Resgate de vítima.
É recomendável que as escolas, hospitais, lojas, órgãos públicos, enfim, toda empresa ou entidade deva possuir um Plano de Abandono e principalmente trazer para o seu ambiente conhecimentos que estimulem um comportamento preventivo nas pessoas.
Uma sociedade que se previne não é pega de surpresa diante de situações adversas e consegue de forma inteligente e equilibrada buscar as soluções mais viáveis. 
Fotos: SECOMS 5ºGBM.

Nenhum comentário: