Histórico completo do 5º Grupamento Bombeiro Militar


No dia 19 de maio de 1994, através do senhor Comandante Geral do CBMAP, CEL BM HUGO, foi criado no 4º batalhão de Polícia Militar de Santana o Grupamento de Combate a Incêndio no Município, sob o Comando do 2º SGT BM QUEIROZ, com a missão de prevenir e debelar incêndios.


O grupamento contava com 01 (uma) Viatura ABT de combate a incêndio e 14 (catorze) Bombeiros: SGT BM QUEIROZ, CBs BM MATIAS, BARBOSA, EDIERNO, EVALDO, BAIA e os SDs BM CALDAS, COSTA, MACIEL, RODRIGUES, SANDRO, MATOS, ALBÉRIO e FACUNDES.

Os pioneiros, que, com muita força de vontade e dedicação, iniciavam uma grande jornada no Município de Santana de prevenção e combate a incêndios.

Após quatro meses de criação do Grupamento de Combate a Incêndio - GCI, o inverno e as chuvas eram constantes, o aquartelamento não oferecia condições para a acomodação da guarnição de serviço.

Próximo do 4º Batalhão havia um galpão abandonado, que anteriormente funcionava como fábrica de beneficiamento de arroz e pertencia a CODEASA. Tivemos informações de pessoas que moravam nas proximidades que este galpão servia de abrigo para usuários de entorpecentes.

A guarnição de serviço se deslocou até o local e percebeu que apesar da sujeira poderia acomodar todo o efetivo. No dia seguinte foi feito a limpeza do galpão.

O Grupamento teve que mudar de nome e endereço, passou a se chamar 1º PEL/3ªCIA/BCI/STN, localizado na Av. Santana s/nº Bairro Central, com um efetivo de 20 militares.

A partir de 1997, já contávamos com 30 militares e duas viaturas: 01 (uma) de combate a incêndio - ABT e 01 (uma) de busca e salvamento - ABS, no ano seguinte recebemos mais 01 (uma) outra viatura de Emergência Médica - ASB.

           
No dia 05 de abril de 2003 o 1º PEL/3ª CIA/BCI/STN passou a se chamar 3ª CIA/BCI/STN, sob o Comando do TEN BM ROGÉRIO ANDRÉ RAMOS, com um efetivo de 60 militares.

No dia 10 de agosto de 2005 foi aprovado o novo Quadro Operacional e CIA/BCI/STN passou a se chamar COMPANHIA INDEPENDENTE DO COMANDO OPERACIONAL DO INTERIOR SANTANA(5ª CI/COI/STN), comandada na época pelo então, CAP BM ANDRÉ LUIZ BARBOSA COSTA, com um efetivo de 68 militares e 04 viaturas.

No dia 10 de julho de 2013, foi aprovada na Assembleia Legislativa nova Organização do Quadro funcional do CBMAP e a 5ª Companhia Independente passou agora a chamar-se de 5º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR.

Atualmente, o 5ª Grupamento Bombeiro Militar - Santana conta com um efetivo de 117 militares e 07 viaturas sob o Comando do TEN CEL BM ELIEZER MENEZES DE MELO