Projeto Bombeiro Cidadão Santana


"Enquanto instituição inserida no contexto sócio-econômico e político brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, desde sua criação em 1968,  está sujeito as influências das constantes mudanças estruturais que o país vem passando, exigindo assim, dela própria, aperfeiçoamento de conhecimentos, que venham introduzir novos instrumentos teóricos e práticos que permitam respostas imediatas e eficientes no atendimento da demanda social.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá vem contribuindo de forma efetiva junto à comunidade, não apenas avançando na melhoria dos seus serviços prestados, mas também, ao longo de alguns anos, desenvolveu no Estado um projeto social denominado “Bombeiro Mirim Voluntário”, que tinha por objetivo proporcionar aos adolescentes civis Amapaenses ações sócio-educativas, incentivando à participação voluntária do jovem na comunidade, atuando em ações preventivas, que lhe assegurassem um espaço de promoção e percepção de novos valores e construção de sua cidadania.
No segundo semestre de 2006, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, retoma suas atividades sociais com a implantação do Projeto Bombeiro Cidadão, sob a responsabilidade, execução e coordenação dos Bombeiros Militares, juntamente com demais técnicos da área social, convidados e voluntários que somam para a concretização do seu objetivo condizente ao projeto anterior. As atividades executadas envolvem noções de prevenção e combate a incêndio, técnicas de salvamento, higiene e primeiros socorros, instrução militar, prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental e para o trânsito, cultura e arte, esporte e lazer, educação para a cidadania e demais necessidades realistas.
As atividades sócio-educativas são desenvolvidas atualmente, nos municípios de Santana, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Macapá - sendo que este compreende duas unidades na Zona Norte e Zona Sul da cidade - onde funcionam as Companhias Independentes do CBMAP, são realizadas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), com turmas de no máximo 40 participantes, no total 400 adolescentes atendidos de forma direta, nos seguintes horários: matutino de 08h00min as 11h00min e vespertino das 14h00min às 17h00min. Atingindo indiretamente o grupo familiar e a sociedade na realização de suas ações assistências.
Este projeto visa garantir aos adolescentes em situação de pobreza um espaço de promoção de atividades sócio-educativas, possibilitando a percepção de novos valores que venham contribuir com mudanças significativas no desenvolvimento intelectual, ético moral e social, numa perspectiva de crescimento pessoal e profissional.
Diante dessa compreensão o Projeto Bombeiro Cidadão atende adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos de idade, que participam de instruções direcionadas dentro das unidades operacionais, devidamente coordenados por profissionais, militares, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e médicos. O Corpo de Bombeiros Militar como Poder Público integrado à comunidade visa aliar prevenção e cidadania servindo como instrumento de produção de novos saberes e aprendizados, buscando estreitar ainda mais os significativos laços de confiança e respeitabilidade trabalhando questões precípuas, como o preconceito, a discriminação, a violência urbana e doméstica, o uso e abuso de substâncias psicoativas, a prostituição, o trabalho infantil, a pedofilia, dentre outros temas presentes no cotidiano dos adolescentes."
Texto extraído do Projeto Bombeiro Cidadão.
Em Santana o projeto acontece nas dependências do Ginásio Poliesportivo do município situado à Avenida Stélio de Oliveira, Bairro Nova Brasília, temos como instrutores os seguintes bombeiros militares:
  • Coordenador em Exercício: Cabo BM  Clodoaldo (5º GBM);
  • Auxiliar: Cabo BM Fem Carvalho (5º GBM).

2 comentários:

Anônimo disse...

Em nome de Jesus que esse projeto jamais ira se acabar, nas minhas orações peco a deus que de sabedoria a nossos comandantes, autoridades do nosso estado para que nao deixe que esse projeto, porque ele nasceu do coração de Deus. St bm Maciel.

Anônimo disse...

Em nome de Jesus que esse projeto jamais ira se acabar, nas minhas orações peco a deus que de sabedoria a nossos comandantes, autoridades do nosso estado para que nao deixe que esse projeto, porque ele nasceu do coração de Deus. St bm Maciel.