Seção de Serviços Técnicos

A Seção de Serviços Técnicos (SST) começou suas atividades no Município de Santana em maio de 2010 pela descentralização das atividades de vistoria para desafogar o Cento de Atividades Técnicas - CAT, em Macapá. Hoje esta seção é um ramo da Seção de Operações.

O procedimento de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBMAP), tem por objetivo conferir, fiscalizar se a edificações possuem os Sistemas de Segurança Cotra Incêndio e Pânico em conformidade com os parâmetros nas normas técnicas exigidas em lei. O documento que rege a legalidade do funcionamento do estabelecimento tal qual as normas técnicas do Estado do Amapá é o Alvará de Vistoria. A SST também tem a finalidade de orientar os ocupantes das edificações quanto aos riscos e a maneira correta de utilizar os equipamentos de segurança. 

Para dar entrada no processo de vistoria, o solicitante deve comparecer no guichê do Corpo de Bombeiros localizado no Super Fácil de Santana, Área Portuária e fazer a solicitação do Alvará de Vistoria, com isso ele será orientado a pagar a taxa de acordo com o seu tipo de atividade comercial, fornecer os documentos necessários, esperar a visita do vistoriante e posteriormente, a expedição do Alvará devidamente assinado e com vigência de um ano, sendo necessário realizar todo esse processo novamente quando expirar tal vigência.

Para solicitar o Alvará, se Pessoa Física, os documentos são: fotocópia do comprovante de endereço do local onde a empresa vai funcionar, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e taxa paga. Caso seja Pessoa Jurídica, os documentos exigidos são a fotocópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e taxa paga.

Atualmente a Seção de Serviços Técnicos realiza os serviços de vistoria técnica em dois horários, uma equipe trabalha no horário da manhã enquanto que a outra trabalha pela tarde.
A equipe de vistoria é compostas dos seguintes militares:
  1. Chefe: Tenente BM Albuquerque;
  2. Vistoriantes:  Subtenente BM Gilberto, Sargento BM Raimunda
  3. Atendentes: Sargento BM Francinete (Quartel do 5º GBM).